O tema do drop da SiS de hoje é UTI neonatal.

Hoje viemos falar um pouco de nossa experiência de mais de 8 anos como enfermeiras neonatais em UTI neonatal.

Queremos contar para vocês como é e como funciona ao UTI, pois muitas vezes é um pouco assustador, certo?

A UTI neonatal é um setor no hospital que tem cuidados 24 horas. A população mais comum são recém-nascidos prematuros, algumas vezes aqueles que precisam de oxigênio ou que tem alguma má-formação. Ou seja, aqueles que precisam ser observados por um tempo, vão para a UTI neonatal.

UTI quer dizer “Unidade de Terapia Intensiva”, mas nem todos os bebês que estão dentro de uma UTI estão muito graves. É claro que existem aqueles mais graves, mas tem aqueles que vão ficar apenas algumas horas. O bebê vai para a UTI porque ele precisa de algum cuidado especial e esse cuidado não pode ser feito no berçário ou no quarto (alojamento conjunto). Alguns deles ficam algumas horas só na UTI. Os prematuros podem ficar semanas.

Normalmente os pais que ficam mais ansiosos quando descobrem que o seu bebê vai para UTI neonatal, são aqueles que não estavam esperando que aquilo acontecesse. Ou seja, foi uma gestação tranquila, o bebê nasceu e por algum motivo ele precisou desse cuidado especial. Isso gera um stress muito grande, diferente de outras mães que tem uma gestação de risco ou mães que esperam gemelar. Elas normalmente já pesquisaram sobre a UTI neonatal e também já visitavam a UTI antes dos bebês nascerem.

Como enfermeiras, nunca sabemos o que passa na cabeça da mãe e do pai nesse momento da internação. Assim, a melhor coisa que os pais podem fazer quando entrar em uma UTI, caso o bebê tenha ido para lá é perguntar. Tirar todas as dúvidas, quanto mais pergunta, mais tranquilidade surge. Até porque os pais já começam a criar um vínculo com a pessoa que está cuidando do bebê e a confiança começa a surgir. Afinal, todos os profissionais que estão ali, são competentes para exercer aquela função dentro da UTI neonatal.

Algumas perguntas são fundamentais para garantir a tranquilidade:

E os pais podem ficar dentro da UTI com o bebê, isso é um direito. Os pais devem acompanhar o bebê todo o tempo que puderem.

Pedir para pegar o bebê no colo é possível. Se o bebê estiver estável e não houver nenhuma complicação, a equipe de enfermagem e de fisioterapia certamente ajudarão nesse processo tão importante para a criação de vínculo.

Saibam também que o clima dentro de uma UTI neonatal, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é um clima de começo, de início. É possível sentir uma vibração muito boa de início de vida. A equipe está ali para dar todos os cuidados que o bebê precisa nesse momento, para começar a vida dele da melhor maneira possível e ir para casa o quanto antes!

Todos acham que os bebês são muito frágeis. Eles realmente são, pensando na imaturidade que eles apresentam, mas eles são muito mais fortes do que a gente imagina! São verdadeiros guerreiros. Principalmente os prematuros.

Era isso que a gente queria contar para vocês.

Gabi e Camila são enfermeiras neonatais e fotógrafas do estúdio SiS foto e design, especializado em ensaio newborn em SP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?