A cabeça do recém-nascido – Drops das SiS #45/365

No Drop das SiS de hoje eu vou falar sobre a cabeça do recém-nascido.

A cabeça do recém-nascido tem características diferentes da nossa cabeça. Como assim?

Em primeiro lugar a cabeça do recém-nascido é proporcionalmente muito maior do que a cabeça dos adultos. Ela representa aproximadamente um terço do peso do bebê, enquanto que no adulto 1/8 do seu peso. Isso significa que a cabeça é a parte do corpo do bebê que menos vai crescer. A cabeça dele vai crescer pouco se comparada ao restante do corpo.

O bebê tem vários ossos na cabeça e esses ossos são mais finos, são macios e um pouco flexíveis. E são essas características que permitem que o bebê passe pelo canal vaginal para nascer por parto normal.

No momento do nascimento os ossos da cabeça se aproximam e algumas vezes até se sobrepõem para que a cabeça do bebê (que é grande) possa passar pelo canal vaginal. O cérebro do bebê (que está logo abaixo dos ossos) é extremamente macio e também é flexível. Ele se molda para permitir essa passagem.

Alguns bebês que nascem de parto normal apresentam uma forma um pouco diferente da cabeça e depois de algumas horas, dias ou semanas tudo vai se acomodando e a cabeça volta a forma mais redondinha.

Mas não é porque a cabeça é flexível e maleável que ela não seja susceptível a danos físicos. Ela é sim! E muito.

Só para dar uma ideia para vocês, a segunda fratura mais comum em bebês recém-nascidos é a fratura de osso parietal (o osso da lateral da cabeça). Esse tipo de fratura acontece muito por acidentes domésticos e queda do bebê. Como a cabeça é muito pesada ela vai ser a primeira que vai encontrar o chão na ocorrência de uma queda. E é por isso que sempre que estamos cuidando de um bebê nunca devemos nos afastar dele. Ele sempre deve estar ao alcance das nossas mãos.

Os ossos da cabeça não estão todos encostados. Eles formam vãos que são as famosas moleiras ou fontanelas. As fontanelas vão ser assunto de outro drop que vai ao ar logo logo. Então fiquem atentos!

Esse foi o drop de hoje e até amanhã! <3

Gabi é enfermeira neonatologista e fotógrafa de bebês e famílias do estúdio SiS foto e design.

 

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

💬 Precisa de ajuda?