No drop das SiS de hoje vamos falar sobre a 3ª e 4ª semanas de gestação. Ou seja, do desenvolvimento embrionário.

A 3ª semana é quando acontece a interrupção da menstruação da mulher. E é nessa fase que ela começa a apresentar os primeiros sintomas, mas isso só acontece com algumas, nem todas as mulheres tem. Algumas tem náuseas, vômitos, enjôos e algumas vezes até desmaios. Sensação de fraqueza e sono são comuns nessa fase. O apetite também já está aumentado.

Essa semana é extremamente importante no desenvolvimento embrionário porque é quando começa a formação do sistema nervoso central. O tubo neural que vai ser a base de todo o sistema nervoso centra começa seu desenvolvimento, junto com o coração.

O bebê é muito pequeno ainda, mas ele já está desenvolvendo suas funções mais importantes.

Na 4ª semana de gestação é a imagem que vemos do embrião curvado, com a cabeça bem desproporcional. Aqui começa também a formação dos braços. Ele tem de 2,5mm a 5mm.

No final da 4ª semana acontece o final da formação do tubo neural. Assim, podemos entender porque as primeiras semanas de gestação são as mais delicadas. Pois temos o começo da formação do sistema nervoso central e o término da formação do tubo neural nos últimos dias da 4ª semana.

Então, mesmo que a mulher já tenha tido a interrupção da menstruação, pode ainda acontecer uma confusão, por não ter um ciclo regular. E isso pode ser um problema, pois a mulher pode ingerir medicações ou bebidas alcóolicas, que podem influenciar na formação do sistema nervoso.

Nos próximos drops falaremos das outras semanas de gestação.

Camila e Gabi são amigas e sócias do estúdio SiS foto e design e enfermeiras neonatais por formação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?