O parto natural – Drops das SIS #83/365
No drop da SIS de hoje, eu vou falar sobre o parto natural.
Ultimamente vemos tantas possibilidades, que às vezes fica até difícil de entender: o que é parto natural? O que é parto humanizado? O que é parto domiciliar? São tantos tipos. E ainda posso ter, por exemplo, um parto normal humanizado e natural, e aí já começamos a fazer uma confusão ainda maior! Então, falarei hoje sobre o parto natural.
O parto natural, é um parto normal ou vaginal, portanto, o bebê nasce por via vaginal. E a diferença desse parto para os outros tipos, é que o bebê nasce sem intervenções. Ou seja, a equipe de saúde que acompanha a gestante, está ali apenas para acompanhar, e não para fazer interferências, a não ser que sejam absolutamente necessárias.
Portanto, no parto natural não existe o uso de analgésicos, nenhum tipo de anestesia e nem o uso da Oxitocina para estimular contrações. Assim como não é feita a Episiotomia, que é o corte do períneo para facilitar o nascimento do bebê.
O parto natural pode e deve ser humanizado, ou seja, a mulher toma as decisões:
- ela não precisa passar frio
- passar fome
- ela pode andar
- pode tomar banho
- e a equipe de saúde está ali para ampará-la em qualquer necessidade.
Como já dito antes, mas é importante reforçar, a equipe de saúde está ali para acompanhar a gestante. Porém, se houver necessidade de intervenção, por algum problema que aconteceu durante o trabalho de parto (seja com a gestante ou com o bebê), o médico e a equipe estão ali prontos para intervir e fazer o que for necessário.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SIS Foto e Design.