Contrações de treinamento – Drops das SIS #99/365
No drop da SIS de hoje, vou falar sobre as contrações de treinamento.
O corpo humano é realmente uma máquina perfeita. A mulher está grávida e quando o bebê for nascer o corpo dela precisa estar pronto para o trabalho de parto. Não sem treinar antes.
Então, o que acontece?
O corpo, o útero, se preparam para o nascimento do bebê, então as contrações de treinamento ou as contrações de Braxton Hicks, têm a função de amolecer o colo do útero. Além de exercitar os músculos que serão necessários na hora do trabalho de parto e do parto. Elas acontecem a partir já do segundo mês, terceiro mês de gestação, mas muitas vezes as mulheres não sentem. Porém, ´ mais comum sentir da metade da gestação para frente e elas se tornam mais frequentes no último trimestre. Afinal, é quando a hora do nascimento já está chegando.
E como elas se diferem das contrações verdadeiras que sinalizam que o trabalho de parto está se aproximando?
As contrações de treinamento são mais curtas, elas não envolvem dor. Ou seja, você sente o útero contrair, mas não sente dor e elas não vêm em intervalos regulares. Então uma hora você pode sentir durante a noite e aí depois de duas, três horas você pode sentir outra, portanto não é regular.
Se por um acaso, essas contrações ficarem regulares, começarem a ficar mais doloridas ou persistirem por muito tempo, talvez você esteja entrando em trabalho de parto prematuro e aí é importante conversar com o seu obstetra.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa do estúdio SIS Foto e Design.