Hoje vou falar sobre uma situação bem difícil para as mamães: quando a mãe tem alta da maternidade e bebê não.

Isso é uma coisa que presenciamos muito na época em que trabalhávamos nos hospitais; cuidando de bebês na UTI neonatal. Então, o bebê nascia, muitas vezes prematuro, 3 ou 4 dias depois, a mãe tinha alta e o bebê ainda não. Portanto, ela precisava ir para casa de mãos vazias, sem o bebê dela.

É uma situação realmente muito difícil.

Um dia muito difícil na vida desses pais. Existe a sensação de estar deixando o coração para trás. Então, para podermos ver essa situação um pouco melhor, temos que pensar em 4 coisas.

Primeiro, os pais não devem se sentir culpados por isso. E o interessante é que quando nasce uma mãe, muitas vezes nasce uma sensação de culpa também. Então, se você teve alta e seu bebê não, não tem nenhuma relação com você, você não falhou como mãe. Aceite que situações como essa acontecem, se liberte dessa culpa, ela não é sua.

Segunda coisa é procurar conversar com os profissionais de saúde que estão cuidando do seu bebê. Pergunte muito, pergunte para as enfermeiras, para os fisioterapeutas, para os pediatras, todas as dúvidas que você tiver.

Não tenha vergonha, pergunte não só na hora que o médico vier falar com você. Mas se tiver dúvida, pergunte para outros profissionais também. Quanto mais você souber sobre a saúde do seu bebê e o andamento da internação, ou quando vai ser a alta, se existe alguma programação, mas tranquilo ficará seu coração.

A mãe tem direito de ficar com o seu bebê 24 horas por dia

Terceiro, você como mãe tem direito de ficar com o seu bebê 24 horas por dia se ele estiver internado. Isso é um direito que você tem por lei, porém muitos hospitais não têm estrutura física para receber uma mãe confortavelmente dentro da UTI neonatal ou da semi-intensiva. Então, você pode ficar, mas não vai ser uma situação muito confortável.

Quarta e última coisa, é que quanto mais descansada a mãe estiver, melhor para aquele momento que você vai estar com o bebê. Assim, muitas vezes se você usar o seu direito de ficar com o seu bebê 24 horas por dia, você vai estar tão exausta que não vai poder dar o melhor para ele. Então, aproveite para descansar, aproveite porque existem profissionais capacitados para cuidar do seu bebê e descanse também. Dessa maneira, ele provavelmente vai ficar bem o mais rápido o possível para poder ir para casa.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?