Hoje o post é para aquela mãe que está amamentando. Ou para aquela gestante que tem uma preocupação com a amamentação.

Por que tantas pessoas falam que os mamilos racharam, os peitos machucaram?

Enfim, isso acontece por causa da pega incorreta do bebê, então, a primeira coisa a ser feita, é tentar corrigir essa pega. O fato do bebê pegar só o mamilo da mãe, fará com que machuque quando for mamar, resultando nos mamilos rachados.

A pele ressecada também contribui para rachaduras, às vezes devido ao clima da cidade, ou devido a resíduo de sabão nas roupas. Isso fará com que a pele fique mais ressecada e ela tende a rachar quando o bebê pegar incorretamente para mamar.

A primeira coisa que você deve fazer, além de corrigir a pega, é consultar um médico.

Pois às vezes a amamentação precisará ser interrompida por um tempo. Precisará ser corrigida de tal maneira que o bebê precise ficar um tempo treinando a amamentação.

Não usar sabonete, álcool, pomadas, cremes e, principalmente ,se as pomadas e cremes não forem indicações médicas. Só use produtos indicados pelo médico.

Banho de sol ajuda, e já falamos sobre isso no post sobre preparo das mamas para a amamentação. O banho ajudará a deixar essa pele em volta do mamilo mais firme e com menos tendência a rachar. Uma coisa muito interessante, e que é de graça, é usar o próprio leite materno no mamilo. Pois o leite é cicatrizante e hidratante, fora, que você não precisará ficar lavando a mama. O que você teria que fazer se você tivesse usado algum remédio ou pomada para cicatrizar.

Não é muito indicado o uso de conchas, pois elas podem interromper um pouco o fluxo de leite. Hoje em dia, existem alguns rolinhos de tecido; que podem ser feitos com fralda de pano também, para diminuir o atrito da mama, do mamilo principalmente, com a roupa. E isso ajuda muito na fase de cicatrização.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?