Você já descobriu, está esperando um bebê, fez o exame caseiro e marcou a consulta com o seu obstetra, e como é essa primeira consulta com o obstetra? A primeira consulta do pré-natal?
Normalmente, essa é uma consulta bem longa. O médico vai perguntar várias coisas e daqui a pouco falaremos sobre isso. Mas não se esqueça de levar um caderno, ou o celular mesmo para anotar suas dúvidas e as respectivas respostas. É muito importante.
É muito comum nessa época a gestante ficar com a cabeça “avoada”. E talvez não absorver todas as informações que o médico vai passar. Então se você anotar, você poderá futuramente lembrar dessas informações.
Então, o que vai acontecer nessa primeira consulta?
Primeiro será feita a confirmação dessa gravidez de fato. Tanto pelo exame físico quanto por exames eventuais que o obstetra irá pedir.
Além disso, a história clínica será relevante nessa consulta, o médico vai perguntar todo o histórico familiar. Se existem doenças genéticas na família, doenças pregressas da mãe e do pai, cirurgias anteriores, uso de medicamentos, hábitos, se fuma, se faz exercícios, se bebe, entre outras coisas.
O médico precisa te conhecer.
Se for um médico seu já antigo, já terá muitas dessas informações, mas se for um médico novo, precisará de todas elas.
Além de todas essas perguntas, ele fará um exame físico completo. Por esse exame físico, irá fazer a ausculta pulmonar, ausculta cardíaca, medir altura, peso, mamas. Fará um exame tanto interno quanto externo do colo do útero, para observar como está o crescimento do mesmo entre outras coisas que irá avaliar.
Também irá pedir uma bateria de exames, para saber se você tem diabetes gestacional. Para questões genéticas na família pedirá alguns testes, sorologia, entre outras coisas.
Por isso é uma consulta mais longa, e não se esqueça de levar suas dúvidas, isso é o mais importante, por mais que a pergunta pareça simples e sem importância, faça!
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.