A 12ª semana de gestação é o fim do primeiro trimestre e nessa fase, o desenvolvimento está alucinado! O bebê está se desenvolvendo sem parar, a cada segundo.
As unhas começam a se formar e o cabelo (dos bebês que tem), também começam a aparecer.
Os bebês têm, mais ou menos, 5,5 cm e pesam cerca de 14 gr.. Nessa fase os órgãos genitais já estão formados, mas ainda não é possível identificar com cem por cento de certeza pelo ultrassom, então, ainda é preciso um pouco de paciência para a descoberta do sexo.
Os bebês se mexem muito nessa fase de desenvolvimento, estão ali dentro da mãe e ficam se mexendo o tempo todo, mas ela ainda não sente.
O corpo do bebê começa a ganhar peso, então aquela proporção, que era metade corpo e metade cabeça, já começa a mudar. O corpo começa a crescer e a cabeça também cresce, mas em um ritmo bem menor.
A partir da 12ª semana, é feito um exame muito importante, que todos os bebês precisam fazer, o exame de translucência nucal. Já falamos desse exame em um outro post (veja aqui).
Nessa fase também, o risco de aborto espontâneo, diminui bastante. Assim, normalmente, as mulheres já começam a ficar mais tranquilas e falar para mais pessoas sobre a gestação. Quando começa aquele tempo de alívio, pois já passou a fase mais difícil.
Os enjoos diminuem bastante, em algumas mamães até somem. Mas é o que já falamos na 11ª semana, o ser humano não é matemática, existem grávidas que vão ter enjoos até o final da gestação. Porém na maioria delas, o enjoo diminui e até desaparece nessa fase.
Camila e Gabi são enfermeiras neonatais e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.