Na 15ª semana de gestação, já dá para saber com certeza o sexo, se o bebê “quiser” mostrar.
Nessa fase, algumas mães já começam a sentir alguns movimentos do bebê.
A barriga da grávida já começa a ficar aparente, e a partir dessa fase começamos a medir a altura uterina; ou seja, a medida que vai do púbis até o umbigo, para acompanhar o quanto essa barriga está crescendo.
Existe uma tabela que o médico consulta para ver se a barriga está dentro do crescimento normal naquele período.
Como a barriga já está aparecendo, a gestante começa a sentir desconforto para dormir. Assim, como muitas mulheres dormem de bruços, a gravidez acaba inviabilizando. Dessa maneira, o ideal, é que ela durma de lado.
Quanto mais cedo a gestante se condicionar a dormir de lado, melhor.
Também devido ao crescimento da barriga, o ponto de equilíbrio da gestante começa a mudar. Ou seja, como tem um pouco mais de peso na frente, para se equilibrar, a grávida começa a compensar isso e no futuro, isso pode ser um problema para coluna, pois pode forçá-la um pouco.
O fato de ter a progesterona aumentada na gestação, causa um relaxamento dos ligamentos, e aí, o que isso significa?
Significa o que é a preocupação de muitas mulheres, o tamanho do pé da mulher pode aumentar. E dizem que nunca mais volta, muda um número pelo menos, isso devido a quantidade alta de progesterona.
E para o bebê, como estão as coisas?
Ele está mais ou menos, com 10 a 11 cm de tamanho, da cabeça até o bumbum. Eles já pesam entre 50 a 70 gr. normalmente.
Nessa fase o que já é osso no bebê, começa a ficar mais firme. E justamente por causa disso, que a mãe pode começar a sentir o bebê nessa fase. Ele não é mais só cartilagem, já tem alguns ossos mais firmes.
O lanugo também está se desenvolvendo nessa fase, que são aqueles pelinhos super importantes que cobrem o feto (falamos deles melhor em um outro post).
E aquela proporção metade cabeça e metade corpo, já está em plena mudança; isso já começou a algumas semanas atrás, mas as pernas do bebê estão ficando mais longas nesse momento e a cabeça cresce, só que num ritmo menos acelerado nessa fase, o corpo já está ficando proporcionalmente maior.
Camila e Gabi são fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.