Mas o que é a diarréia no recém-nascido?
É quando as fezes estão muito líquidas e são muito frequentes. Além disso, ela tem mau cheiro e provoca assaduras no bebê; que é uma outra grande preocupação das mães além da diarréia.
Aliás, já falamos em outro post, sobre assaduras e como cuidar delas, veja aqui.
A maior preocupação da diarréia, é que ela apresenta um grande risco para a desidratação; e não queremos que o bebê desidrate. Afinal, o bebê desidrata muito mais rápido que um adulto.
Se o adulto tem uma diarréia e fica sem consumir muito líquido, ele demora 2 ou 3 dias para entrar em uma desidratação. Porém o bebê não, ele desidrata muito rápido; pois perde mais líquido, tem menos líquido circulante, então, a chance da desidratação é muito maior no bebê.
As causas mais comuns de diarréia na fase de bebê, são os vírus.
Dessa maneira, é muito importante que a mãe ou o cuidador do bebê, tenha bons hábitos de higiene. Se vai mexer com o bebê, vai trocar fralda, amamentar, é importante higienizar as mãos.
Você pode lavar a mão com água e sabão, mas sabemos que é muito melhor higienizá-las com álcool em gel, já falamos sobre isso em um outro post também, veja aqui.
Então, ter essa rotina de higienizar a mão antes de manipular o bebê, antes de fazer qualquer coisa com ele, é muito importante. Pois assim você diminui o risco de o bebê ter uma diarréia por contaminação de vírus.
Uma coisa que é bem característica, é que os bebês que mamam no peito, tem menos chances de ter diarréia, principalmente por vírus. E por que?
Porque quando a fórmula é preparada, às vezes a água pode estar contaminada e às vezes a mamadeira pode não ter sido higienizada e desinfetada corretamente.
Uma coisa também que a mãe precisa se atentar, é que ela precisa sim procurar um médico se essa diarréia for muito frequente, estiver fazendo mal para o bebê e também tiver essas características do mau cheiro e provocando assaduras. Portanto, se ela for muito intensa, com grande perda de líquido e mais de 2 dias de diarréia, a mãe precisa procurar um médico para não correr o risco de o bebê desidratar.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.
Quer mais informações sobre nossos trabalhos?
Então acesse: