Limpeza – Drops das SiS #198/365

Qual é o objetivo da limpeza de materiais e superfícies?

É remover grande parte dos microrganismos que estão presentes ali e deixar essa superfície ou esse objeto limpo.

Um exemplo que é muito comum; tanto para as mamães quanto para os fotógrafos de recém-nascidos é quando a chupeta do bebê cai no chão. O que é preciso fazer? Primeira coisa, é a limpeza desse objeto. É preciso limpar, escovar com sabão ou detergente, enxaguar e secar. Esse é o primeiro processo.

Quando não fazemos uma boa limpeza, não conseguimos uma boa desinfecção, que falaremos em um próximo post, ou também não conseguiremos uma boa esterilização (também falaremos outro post).

No caso da chupeta, que irá entrar em contato com a mucosa do bebê, o que precisamos fazer, é limpeza e desinfecção.

Um outro exemplo: um bisturi. O bisturi é usado para fazer cirurgias, cortar tecidos do nosso corpo que são estéreis, ou seja, que não tem nenhum microrganismo vivendo ali. Esse tipo de material, de objeto, precisa de limpeza e esterilização, que irei explicar no outro drop.

Mas o que é importante sabermos aqui, é que a limpeza é o primeiro passo.

Ou seja, é extremamente fundamental para que a desinfecção e a esterilização sejam feitas da forma correta. Assim, no final de uma cirurgia e o bisturi fica cheio de sangue, ele pode ser colocado direto numa máquina de esterilização?  Não, não pode. Ele precisa ser limpo primeiro.

Dessa maneira, quando pensamos na chupeta do bebê que caiu no chão, podemos simplesmente pegar essa chupeta e colocar para ferver? Não também. É preciso limpá-la antes de passar para o próximo processo.

Um outro exemplo é quando o bebê que está no ensaio fotográfico, faz cocô no chão.  Primeiro passamos um pano no chão para descontaminar, ou seja, para tirar grande parte da matéria orgânica que estava ali e junto com ela, vários microrganismos também. Eu não limpei ainda.

Qual o processo da limpeza do chão?

Precisa escovar com algum químico, algum detergente e aí enxaguar e secar. Isso sim é a limpeza.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascido do estúdio SiS foto e design.

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

💬 Precisa de ajuda?