Amamentação na hora de ouro ? – Drops das SiS #223/365

Vocês sabem o que é a hora de ouro ou “golden hour”?

É a primeira hora de vida do bebê. E por que hora de ouro?

Muitos estudos mostram que o bebê está extremamente alerta nessa primeira hora de vida. De toda as primeiras 24 horas que ele viverá ali, é na primeira que estará mais ativo. Assim, é uma hora que trará muitos benefícios para o bebê se já colocarmos ele no peito da mãe para começar a sucção e iniciar a amamentação.

A Organização Mundial da Saúde indica, que se coloque o bebê após o parto no peito da mãe; isso pode diminuir em 22% a chance de mortalidade neonatal, que é o período até o 28º dia de vida.

Além disso, colocar o bebê logo após o nascimento no colo da mãe, ele estando alerta, já irá estimular a sucção.

E estimulando a sucção, irá estimular a descida do leite, e esse bebê terá leite muito mais rápido.

E claro, um outro benefício muito importante, é a criação do vínculo mãe e bebê. A mãe e o pai estão ali emocionados, o bebê acabou de nascer, está alerta. Por que não colocá-lo no colo da mãe? Isso vai estimular toda essa criação de vínculo da família.

Um outro benefício sensacional, é que quando colocam o bebê no peito e ele começa a sugar. A mãe começa a produzir ocitocina, e a ocitocina irá dar início a involução do útero. Portanto, ele começará a diminuir. Com o útero diminuindo, irá diminuir as chances de sangramento pós-parto, sendo assim, um benefício para o bebê e também para a mãe.

Nem todos os bebês irão sugar nesse momento, mas essa sucção fará com ele sugue mais forte, favorecendo a pega correta posteriormente.

Portanto, a amamentação na golden hour / hora de ouro é de extrema importância não só para o bebê, mas também para a mãe e para o pai.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?