A 26ª semana de gestação ?- Drops das SiS #236/365

No post de hoje, vamos falar sobre a 26ª semana de gestação.

Muita coisa já aconteceu, mas muita coisa vai acontecer ainda.

As pálpebras do bebê já estão formadas, mas ele ainda não pisca. Então, ele fica alguns momentos de olhos abertos, outros fechados, mas ainda não tem esse movimento contínuo de piscar.

A partir de agora, o útero começará a ficar pequeno para esse bebê que cresce tanto todos os dias. Afinal, ele já está todo formado e a partir de agora começará a engordar mesmo. Então, o útero ficará apertadinho. Isso significa que a mulher quando estiver deitada, e o bebê se movimentar, ela começará a ver a barriga se mexer por fora, e outras pessoas poderão ver também.

A pele do bebê começa a deixar de ficar transparente, já falamos em outros posts que a pele do bebê é transparente até certa fase. Agora está começando a ficar mais opaca, e acontece também o acúmulo de uma camadinha de gordura. É o bebê já se preparando para nascer.

O bebê apresenta durante as 24 horas, períodos de atividade e de descanso. Assim, a mulher até consegue identificar se o bebê está mais agitado, ou se está mais quieto, possivelmente dormindo. Isso é absolutamente normal nessa fase.

O ganho de peso do bebê está muito rápido, se pudéssemos esticá-lo teria em torno de 34 cm e pesaria cerca de 650 a 700 gr., ele chega a ganhar 50 gr. por dia, a partir de agora.

Nessa fase a mãe pode começar a sentir um pouco de desconforto ao permanecer muito tempo em pé.

Temos que ouvir os sinais do nosso corpo; se estiver cansada de ficar em pé, faça intervalos regulares. Sente-se cinco minutos a cada hora, se você faz atividades muito tempo em pé. Ou seja, respeite o corpo e a gestação, e descanse.

A mulher pode sentir dores nas costas. O aumento do peso do bebê, do peso da barriga, causa uma mudança do centro (já falamos sobre em outro post) e o fato desse centro gravitacional mudar, a tendência é até mesmo tombar para frente um pouquinho ou tentar compensar entortando as costas para trás, então, ela pode sentir sim um pouco de dor.

O intestino da mãe pode começar a ficar um pouco irregular e aparecer a constipação, então, ela deve ingerir muito líquido durante o dia e fibras, pelo menos duas vezes ao dia.

Outra coisa que pode acontecer também, é a hipotensão postural, que é a queda de pressão quando a gestante faz movimentos mais rápidos. Então, se você for levantar, sentar ou virar até, faça movimentos mais gradativos, mais lentos. Pois o fato de levantar rápido, pode ocasionar uma queda de pressão e você pode sentir uma tontura ou até ter um desmaio.  Se um por um acaso você sentir isso, volte a sentar imediatamente para caso você desmaie, não cair no chão. Peça ajuda e coloque a cabeça um pouco mais para baixo para recuperar a pressão.

Camila e Gabi são enfermeiras neonatais e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?