Hoje vou falar sobre a relação do leite materno e alergias.
Todo mundo já sabe e falamos muito aqui, que o leite materno tem vários benefícios. E o aleitamento materno também, tanto para o bebê quanto para mãe.
Mas um benefício que é muito poderoso e queria falar especificamente para vocês, é a proteção contra alergias.
A reação alérgica é uma reação inflamatória que o nosso corpo tem. Gerada pelo sistema de defesa quando entramos em contato com alguma coisa que pode nos causar alergia.
Quando o bebê nasce, ele é imaturo (já dissemos isso em vários posts). Conforme vai amadurecendo, o sistema de defesa vai melhorando. Logo após o nascimento, as chances de ele ter uma reação alérgica a qualquer coisa, são maiores, por causa dessa imaturidade. Porém, conforme vai crescendo, essa chance vai diminuindo.
Os guias de prevenção de alergias recomendam o aleitamento materno exclusivo pelo menos, até os 4 meses.
Sabemos que a recomendação da OMS, do Ministério da Saúde é até os 6 meses exclusivo, mas os guias de alergias recomendam até os 4. Porque falam que até os 4 meses é primordial que o bebê só receba leite materno, para diminuir as chances de ter alguma reação alérgica.
A reação alérgica não é só alimentar, o aleitamento diminui as chances de reação alérgica a outros tipos de alergia, como chiado, algumas infecções, asma e até também a obesidade infantil, que não é uma alergia.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: