Fatores de risco para o trabalho de parto prematuro – Drops #245/365

Hoje, vou falar sobre mais 4 fatores de risco para o parto prematuro.

Um dos fatores é o desequilíbrio hormonal. Os hormônios ficam “doidos” no período da gestação, só que isso, é algo normal, esperado.  Então, se algum hormônio não está “ok” durante a gestação, isso pode ser um fator de risco para aborto e para trabalho de parto prematuro. Dessa maneira, é super importante, que no pré-natal o médico peça dosagens hormonais para ver se está tudo “ok”.

E qual seria o tratamento? A reposição de algum hormônio que estiver faltando. Diante de um desequilíbrio, o médico irá avaliar e irá introduzir algum hormônio para que esse fator de risco seja evitado.

Um outro fator de risco, é o que chamamos de incompetência istmo-cervical. Mas o que é isso?

Durante a gestação o colo do útero fica fechado, e por algum motivo, algumas mulheres têm a tendência de que esse colo comece a abrir precocemente. Porém o ideal seria que ele abrisse somente na hora do parto, mas para algumas mulheres isso pode acontecer muito antes. Então, existe tratamento, chamado de cerclagem, que seria “costurar” o colo do útero para tentar evitar o nascimento prematuro do bebê.

Outro fator, é a irritabilidade uterina. Algumas mulheres têm tendência a terem contrações durante a gestação, já explicamos em outro post o que são contrações verdadeiras e de treinamento (veja aqui). Só que nesse caso, as contrações são verdadeiras, então, num momento que não é para o bebê nascer, a mulher começa a ter contrações. E normalmente o que se faz quando isso acontece, é a gestante entrar em repouso absoluto, pois sabemos que cada dia a mais dentro da barriga, é melhor para o bebê.

Por último, outro fator de risco é a placenta prévia ou descolamento prematuro da placenta. Quando a placenta está localizada numa parte muito baixa, isso pode ser um risco a mais. Ao mesmo tempo, quando ela começa a descolar de algum ponto da gestação, também é um risco; dependendo do tamanho desse descolamento; é até indicação de cesárea de urgência.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Nós somos fotógrafas de recém-nascidos e famílias do estúdio SiS foto e design, localizado na zona oeste de São Paulo/SP e enfermeiras neonatais.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?