Oligodrâmnio e oligoâmnio é a diminuição do líquido amniótico.
A quantidade de líquido dentro da bolsa, da barriga da gestante, varia. E varia também dependendo da quantidade de líquido que a mãe ingere. Dessa maneira é bom, que a mãe sempre ingira bastante líquido.
O oligodrâmnio ou oligoâmnio, é quando ocorre essa diminuição de líquido. E existem algumas principais causas.
Uma delas, é a rotura prematura da bolsa. Ou seja, a bolsa pode rasgar um pouquinho e a mãe pode eliminar um pouco de líquido. Consequentemente a quantidade de líquido diminui dentro da bolsa. Ou ela pode romper totalmente e, dessa maneira, a mãe perder todo o líquido.
Algumas doenças relacionadas a insuficiência placentária, também são uma das causas. Isso acontece quando a placenta não consegue nutrir bem o bebê, e não consegue devolver para a mãe, o que o bebê não recebe. Quando acontece isso pode tem uma diminuição do líquido.
Outra causa, é a gestação pós-termo, ou seja, quando a mãe passa das 41 semanas de gestação.
Algumas anomalias relacionadas ao bebê também podem causar a diminuição.
Achamos que a maior dúvida em relação a diminuição do líquido, é se o bebê pode nascer antes da hora. E não necessariamente ele nascerá de imediato, ele só nascerá se o bebê tiver algum sofrimento fetal. Nesse caso, será preciso intervir e fazer o parto.
Mas se o bebê não tiver nenhum sofrimento e for prematuro, é possível esperar mais um pouquinho para fazer esse parto.
É importante que você converse com o seu médico, e se for detectado esse oligodrâmnio, vejam quais são as opções para você e para seu bebê.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: