A brotoeja ou miliária como ela também é conhecida, é uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas. Ela é muito comum em ambientes quentes e úmidos. Assim, o excesso de roupas nos bebês, propicia uma maior quantidade no aparecimento dessas lesões.

As mães e os pais normalmente têm muito receio de o bebê ficar com roupas mais frescas; mesmo em ambientes quentes. Isso propicia o aparecimento dessas lesões.

Quais são os lugares que são mais comumente encontradas as brotoejas?

No tronco, no pescoço, nas axilas, na região inguinal, e em qualquer outra dobrinha do corpo.

É importante depois do banho do bebê, secar muito bem todas essas dobrinhas; e colocar uma roupinha no bebê que seja apropriada para o clima que ele está vivendo. Já fizemos um post bem legal sobre o quanto de roupa tenho que colocar no bebê dependendo do clima (veja aqui).

Saibam que a brotoeja é relativamente comum e não é um problema tão sério. Mas se começar a te preocupar você pode conversar com seu pediatra.

Uma coisa super importante que poucas pessoas falam; os talcos, maisenas, e outros produtos que servem para ressecar a pele do bebê, não são indicados pelo risco de inalação. Ou seja, isso é um problema muito sério, então, tentem deixar as regiões de dobrinhas do bebê, limpas e secas na maior parte do tempo.

Agasalhem o bebê de acordo com o clima que está no ambiente, mas evitem usar produtos em pó, porque pós são perigosos para o bebê recém-nascido e para os bebês mais velhos.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?