No post de hoje, vou falar sobre:  “o meu bebê está sentado na barriga, e agora? ”

Essa é uma das maiores ansiedades para aquelas mulheres que estão esperando o parto normal: o bebê está sentado na barriga. Meu bebê não virou e agora? Será que vai poder ser parto normal ou será que não?

Em primeiro lugar para o parto normal o ideal é que o bebê tenha uma apresentação cefálica. Ou seja, o bebê dentro do útero de cabeça para baixo.

Quando está próximo do trabalho de parto e do parto, cerca de 97% dos bebês estão em apresentação cefálica. Mas para aqueles bebês que não estão de cabeça para baixo, estão sentados dentro do útero, chamamos de apresentação pélvica.

O bebê que está sentado no útero pode ou não nascer de parto normal?

A grande preocupação dos médicos é que cabeça é a parte do corpo do bebê que tem maior diâmetro. Se quando o bebê está de apresentação cefálica, a cabeça passa no trabalho de parto, sabemos que o restante do corpo vai passar também. Enquanto que por outro lado se o bebê nasce com as perninhas e o bumbum primeiro, e depois a cabeça, se a cabeça não passar ou se a bacia da bacia da mãe não for larga o suficiente para cabeça passar, aí será um problema.

Existe uma manobra que pode ser feita a partir da 36ª semana de gestação que se chama versão cefálica externa. Alguns profissionais estão habilitados para fazer e tem mais experiência com essa manobra; que tenta girar o bebê dentro da barriga por fora. Então, eu vou encaixar as minhas mãos e tentar girar o bebê dentro da barriga de uma forma externa, por cima da barriga da mãe.

Em cerca de dois terços das manobras há sucesso, ou seja, consegue virar um bebê de cabeça para baixo.

Mas se o bebê não virar e continuar sentado, é possível nascer de parto normal?

É possível, e precisa ser feito por um profissional muito experiente nesse tipo de parto. Além de precisar ter muitas coisas a favor.

Por exemplo, se essa mulher já teve parto normal anterior; isso é favorável ao bebê nascer de posição pélvica por parto normal; se o bebê não for um bebê muito grande, tendo mais ou menos, no máximo três quilos e meio, que o trabalho de parto tenha sido espontâneo e que a mulher tenha uma bacia favorável.

Essas quatro características indicam que é mais provável conseguir que o bebê nasça de parto normal apesar da apresentação pélvica.

Em outros casos, a cesárea será indicada como parto mais seguro, para um tipo de nascimento mais seguro para esse bebê.

O importante é que você confie bastante no seu obstetra; converse com ele e veja suas opções e que você tem um bom parto.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?