Descomplicando o banho do recém nascido. Rápido e seguro [vídeo]

Quem nunca ficou arrepiada só de pensar nos primeiros banhos do bebê em casa? Quem nunca pediu ajudinha para alguém mais experiente como a vovó?

Como enfermeira neonatal vi muitas e muitas mamães saindo do hospital com aquele pacotinho nos braços. Inúmeras. E, por mais que a equipe de desdobre em orientações, em dois ou três dias é simplesmente impossível ensinar/aprender tudo. Amamentação, cuidados com higiene, segurança, engasgo e por aí vai…

Por mais que essa mulher tenha lido todos os livros e blogs (até mesmo esse!) sobre maternidade nada pode preparar para o nascimento de um bebê. Do “seu filho”. Especialmente se ela for mãe de primeira viagem.

E apesar de a grande maioria das pessoas ficar muito feliz de ter alta do hospital, muitas vezes eu sentia pena… E muitas vezes recebíamos ligações na madrugada para tirar dúvidas e orientar de novo…rs.

Mas vamos lá: Hoje o assunto é banho! Essas dicas são muito simples e não exigem experiência. Só um pouquinho de organização. Depois do terceiro banho você vai ser uma professional no assunto.

Dica 1:
Separar TUDO que você vai precisar e deixar à mão: Toalha macia (uma grande ou duas pequenas), roupinha para colocar no bebê, cotonete, algodão, água morna um uma garrafa térmica, álcool 70%, fralda, pomada para o bum bum (pode ser preventiva ou curativa- a que for indicada pelo médico) , shampoo e sabonete próprios para recém nascidos;

Dica 2 (Essa é o grande “pulo do gato”):
Nunca encha a banheira toda. Uns 12 cm de altura de água é mais do que suficiente.

Mas por que essa dica é tão importante?
O grande terror das mamães na hora do banho é afogar o bebê, certo? Se o bebê fica com mais de metade do corpo para for a da água ele não fica tão levinho e não vai escorregar da mão da mamãe. Chance zero de soltar o bebê. Tenta! Você vai me agradecer depois. Mas não deixe de ler as outras dicas. Elas se complementam.

Dica 3:
A temperatura da água. Existem termômetros para saber a exata temperatura da água, mas aí vai dica de economia também. Não há a menor necessidade de comprar esses termômetros desde que você SEMPRE verifique se a temperatura está agradável na parte interna do seu braço. Nesse local a nossa pele é mais fininha e é mais parecida com a pele do bebê. Se tiver dúvida, esfrie um pouco a água e faça o teste novamente.

Dica 4:
Essa é uma dica para aquelas que estão MUITO inseguras. Mas é só uma dica, hein? Não é obrigatório. Lave primeiro a cabeça do bebê. Deixe o bebê pelado, enroladinho na toalha e só com a cabeça de fora. Segure com a mão não dominante  a cabeça do bebê e deixe o corpo dele apoiado no seu antebraço. Com a mão dominante lave o rosto do bebê somente com água (sem sabonete). Em seguida lave a cabeça do bebê com a água da banheira e shampoo. NUNCA coloque a cabeça do bebê (ou qualquer parte do corpo do bebê) direto em baixo da torneira. JAMAIS!

Enxágue bem com essa mesma água e seque imediatamente. Qualquer parte do corpo do bebê que fique molhada pode diminuir sua temperatura.

Dica 5: 
O banho MESMO. Mão não dominante: segura o bracinho do bebê. O antebraço apoia as costas e a cabeça do bebê. Com a mão dominante: começar o banho pela face do bebê, depois a cabeça (se você já não lavou antes). Depois continue o  banho do pescoço em direção aos pés. O coto umbilical deve ser lavado com água e sabão como o resto do corpo. Para virar o bebê: apoiar com a mão dominante e girar o bebê (no vídeo abaixo esse passo está bem ilustrado). A mão não dominante vai segurar o outro bracinho e agora ele está  de costas. O antebraço apoia o peito e a cabeça do bebê. A mão dominante passa o sabonete na mesma direção (de cima para baixo). Deixe para o final os genitais e o bumbum.

Dica 6:
O banho deve ser rápido.

Como assim? Mas eu não tenho experiência! Como vou fazer isso tudo rápido? Tá louca?

Calma. Rápido no início eu sei que vai ser difícil, mas em alguns dias esse banho não vai durar mais do que 5 minutos. O bebê recém nascido perde calor rapidamente por isso o banho deve ser rápido. Se demorar 10 minutos não vai ser nenhuma tragédia, mas é só não demorar demaisssss.

Dica 7:
Enxugar o bebê logo após o banho e com delicadeza. Iniciar pela cabeça, rosto e em seguida seque o corpo. Atenção para as dobrinhas. Devem ficar bem secas.  Seco ele não perde calor.

Se a toalha estiver molhada troque por uma seca. Adivinha por que?

O final está chegando. Agora pode respirar, mamãe. Ufaaaa…

Para terminar: 
Fazer o curativo do coto umbilical (veja nesse post: Sem estresse! Como fazer a limpeza do coto umbilical do seu bebê.), aplicar a pomada no bum bum, colocar fralda e a roupinha. Agora é só dar um “cheiro” bem gostoso no seu bebê.

Esse vídeo do Einstein com a minha querida amiga Natalia Turano mostra como é o banho. Claro que em casa as coisas são um pouquinho diferentes. Mas a ideia é essa mesma!

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?