Mamãe, acalme-se! Essa limpeza, apesar de ser muito importante para a saúde do seu bebê, é muito simples e rápida.
Já falamos aqui sobre o banho do recém nascido (Descomplicando o banho do recém nascido. Rápido e seguro), agora o assunto é a limpeza do coto umbilical.
O cordão umbilical tem uma função vital durante a gestação. Ou seja, ele liga o bebê à mãe pela placenta. E é por ele que o feto recebe oxigênio e nutrientes.
No momento do nascimento, o recém nascido está pronto para receber o oxigênio através da respiração e os nutrientes de que necessita pela amamentação. Assim, esse cordão já pode ser cortado. Dessa maneira, o médico coloca um “clip” de plástico a cerca de 2cm da sua inserção no corpo do bebê e corta o restante do cordão umbilical.
Esse pedacinho de cerca de 2cm de cordão que recebe o nome de coto umbilical.
O coto umbilical requer limpeza frequente e alguns outros cuidados especiais. Porém, sabemos que muitas mamães, especialmente as de primeira viagem, ficam bem receosas de “mexer” com o coto umbilical.
Mas é muito, mas muito importante mesmo que alguns cuidados sejam tomados para evitar que o bebê tenha problemas posteriores e até uma infecção grave.
O “clip” do coto normalmente é retirado ainda no hospital logo que começa o processo de mumificação do coto e que o risco de sangramento não exista mais. Normalmente isso ocorre 24 a 48 horas após o nascimento do bebê.
Posso lavar o coto umbilical com água e sabonete?
Sim, claro. Durante o banho o coto é limpo da mesma maneira que o restante do corpo do bebê: com água e sabonete. Depois do banho ele deve ser bem seco com uma toalha antes da limpeza com álcool.
Como fazer a limpeza do coto?
Fazer higiene das suas mãos antes da limpeza do coto do bebê. A higiene pode ser com água e sabonete ou álcool em gel.
Umedecer alguns cotonetes com álcool a 70% e passar na inserção do coto com o abdome do bebê com movimentos circulares e de maneira suave. É normal sair uma secreção amarelada ou sanguinolenta durante a limpeza, mas essa secreção não tem odor característico. Depois da limpeza da base do coto aplique o cotonete com álcool em todo o restante do coto.
Faça a limpeza até que o cotonete saia limpinho.
De quanto em quanto tempo preciso fazer a limpeza do coto?
Ela deve ser realizada com cotonete embebido em álcool a 70% no mínimo três vezes por dia e após o banho. E caso houver um pouco mais de secreção, após cada troca de fralda e após o banho.
Fazer a limpeza do coto dói?
O coto umbilical não dói. Mas, às vezes o bebê pode chorar durante a limpeza do coto. Isso porque o álcool é geladinho e pode incomodar o bebê, mas ele não sente dor como algumas pessoas podem pensar.
Em quanto tempo o coto umbilical cai?
Geralmente ele cai após 7 a 15 dias, mas pode demorar mais. E quanto maior a frequência de limpeza mais rápido o coto irá se desprender e cair.
Observações importantes:
– Não utilize utilização de faixas, gazes, curativos ou qualquer outro produto no coto;
– A região do coto deve estar sempre limpa e sequinha, então mantenha a fralda abaixo dessa região para evitar que se contamine com fezes e/ou urina;- Caso haja presença de vermelhidão local, secreção abundante ou mau cheiro na pele próxima ao coto, entre em contato com o pediatra do bebê.
– Após a queda do coto, a região umbilical pode continuar com uma pequena quantidade de secreção que deve ser limpa da mesma maneira.
Viu? Não é tão estressante assim.
Nosso curso para gestantes, acesse:
http://sisfotoedesign.com.br/cursos/m2b/
Consulte as próximas datas.
Se tiver algum comentário ou dúvida, use o espaço abaixo. Vamos adorar responder.