O tema do drop de hoje é: Será que luvas cirúrgicas são necessárias durante o ensaio de recém-nascido?
O uso de luvas cirúrgicas é necessário para eu manipular um bebê recém-nascido durante o ensaio?
Assim como no drop anterior, sobre o uso da máscara cirúrgica, as luvas cirúrgicas não são necessárias durante o ensaio. E ainda pior: O uso da luva tem mais um risco, ele é perigoso durante o ensaio. E eu vou explicar o porquê.
Quando usamos a luva, achamos que ¨milagrosamente¨ a nossa mão e a luva estão limpos. Só que isso não é verdade. Se a minha mão enluvada encostar no meu cabelo ou no chão, eu contamino a luva do mesmo jeito que eu contaminaria a minha mão se estivesse sem luvas.
O que acontece? A pessoa está de luva, acha que está tudo limpo e que ela pode tocar no bebê e em outras superfícies contaminadas e fica aquele leva e traz de microrganismos. Resultado? Um risco enorme para o bebê. Afinal, o sistema imunológico dele está em pleno desenvolvimento, não está maduro.
O uso da luva atrapalha a limpeza das mãos.
Apesar de olharmos para as nossas mãos e não enxergamos nenhum microrganismo “andando”, elas são as superfícies mais contaminadas. Assim, precisamos ter um cuidado muito grande com as nossas mãos antes de tocar e posicionar o bebê e, principalmente, se as nossas mãos estiverem contaminadas.
Se eu toquei na câmera, que é uma superfície contaminada e vou tocar no bebê, a minha mão precisa estar limpa e, para isso, eu utilizo o álcool em gel, usando a técnica adequada. Dessa maneira, minha mão está segura para tocar o bebê.
Assim, o uso da luva no ensaio de recém-nascido não é indicado como aumenta o risco, já que quando a pessoa está de luvas, ela acaba fazendo menos higiene das mãos do que necessário ou indicado.
Esse foi o drop de hoje a gente se vê amanhã de novo!