Eu queria parto normal e acabou sendo cesárea. E agora?
Isso pode acontecer. Algumas vezes nossos planos não entram totalmente em ação.
Por mais que a gestante tenha um plano de parto, pode acontecer a necessidade de ser realizada uma cesárea.
Costumamos ver aqui no estúdio, algumas mães frustradas e às vezes até arrasadas porque precisou ser uma cesárea. Enquanto que nos planos dela iria acontecer um parto normal.
E sempre percebemos que isso é ruim para mãe, para o bebê e para a família. Afinal, fica um sentimento negativo de frustração.
Então, queremos dar algumas dicas para vocês.
Primeiro, a confiança no médico obstetra é fundamental. Claro que a sua escolha deve ser feita, entre parto normal ou cesárea. E essa escolha é inteiramente sua. Mas, quando a escolha é pelo parto normal, você deve ter em mente que esse parto pode sim evoluir para uma cesárea.
Quando você confia no seu médico e ele te falar “Eu preciso fazer uma cesárea agora”, você terá certeza que essa é a necessidade nesse momento.
As cesáreas, quando bem indicadas, podem salvar a vida do bebê ou da mãe. E elas podem ser humanizadas sim! Para ser uma cesárea humanizada, a mãe escolhe o que ela quer, tem a liberdade de fazer algumas coisas e é tratada com um ser humano. Ela não passa frio, fome, ou seja, não passa nenhuma necessidade.
Segundo, o que mais importa nesse momento é o nascimento do bebê e a saúde do bebê e da mãe. Assim, o que não pode acontecer é: a via de nascimento ofuscar o mais importante, mais lindo e significativo que é o nascimento do bebê.
Estejam abertas a outras opções, confiem no seu médico. E não deixem nada apagar o brilho do que é mais importante, que é o nascimento do bebê.
Gabi e Camila são enfermeiras neonatais e fotógrafas de famílias e recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.