Vernix caseoso ? O que é isso? – Drops das SiS #31/365

Todo mundo sabe o que é o vernix caseoso?

O vernix caseoso é uma substância esbranquiçada e gordurosa, que recobre a pele do bebê logo após o nascimento.

Ele é formado por células epiteliais do bebê , ou seja, células da própria pele do bebê que já se desprenderam. E também pelo lanugo, que são os pêlos que recobrem o corpo do bebê e que começam a cair ainda dentro do útero.

E quais são as funções do vernix caseoso?

  • Proteção do corpo do bebê, tanto dentro do útero, como no ambiente externo logo depois do nascimento.
  • Hidratação da pele do bebê nas primeiras horas após o nascimento. Lembrando que o bebê sai de um ambiente líquido e vai para um ambiente onde ele encontra ar.
  • Ajuda o bebê a manter o calor do corpo, pois é muito comum o bebê perder calor logo que nasce. Assim, o vernix caseoso ajuda a evitar a hipotermia.
  • Promove lubrificação natural. Importante para os bebês que nascem de parto normal, ajudando o bebê a escorregar na hora do parto.

Algum tempo atrás era muito comum os profissionais da área da saúde quererem tirar o vernix caseoso logo depois do nascimento do bebê. Então, no primeiro banho as pessoas tentavam remover como se o vernix fosse uma sujeira ou algo que não traria uma sensação boa.

Mas, devido essas funções tão importantes para as primeiras horas de vida do bebê recém-nascido é bom que essa substância fiquei no bebê. Afinal, ela não é uma sujeira. Tem um papel super importante para a saúde do bebê após o nascimento. Dessa maneira, o ideal é que o bebê permaneça com o vernix caseoso até ser absorvido pelo corpo, o que demora cerca de 12 horas.

Gabi é enfemeira neonatal e fotógrafa do estúdio SiS foto e design.

 

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

💬 Precisa de ajuda?