O tema do Drop das SiS de hoje é icterícia do recém-nascido.

A icterícia do recém-nascido é a coloração amarela da pele e da conjuntiva* do bebê. Cerca de 50% dos bebês apresentam algum grau de icretícia, e a grande maioria delas é fisiológica. Ela aparece cerca de 48h após o nascimento e permanece no bebê por pelo menos 7-8 dias.

*Conjuntiva é a parte branca dos olhos.

Como acontece a icterícia?

Logo que o bebê nasce algumas das suas células vermelhas do sangue passam por um processo de degradação. Quando as células se quebram elas liberam no sangue um pigmento amarelo chamado bilirrubina. Essa bilirrubina normalmente é metabolizada pelo fígado e eliminada pela urina.

Como já falamos em outros Drops (12, 23 e 24), vários dos sistemas do recém-nascido ainda são imaturos e estão em processo de desenvolvimento. Assim, é difícil para o recém-nascido metabolizar essa bilirrubina. Ela que acaba se acumulando no sangue e se depositando nas células da pele e da conjuntiva. Por isso que o bebê fica amarelo!

Nem todos os bebês que apresentam icterícia vão precisar de tratamento, somente aqueles que apresentarem um nível de bilirrubina no sangue maior do que o esperado para o número de horas/dias de nascimento. O tratamento mais comum para a icterícia neonatal é a fototerapia, também conhecido como banho de luz.

Quando o bebê fica na fototerapia ele precisa ficar com a maior parte da pele exposta às luzes do aparelho. E é por isso que o bebê fica somente de fralda e com uma proteção para os olhos. A luz que o aparelho de fototerapia emite facilita o processo do desprendimento das partículas de bilirrubina da pele e a sua eliminação pela urina.

A amamentação em livre demanda também é importante para ajudar o bebê a eliminar a bilirrubina do corpo já que quanto mais o bebê mama, mais urina ele elimina.

Camila é enfermeira neonatal especialista em cuidados com recém-nascidos e fotógrafa do estúdio SiS foto e design.

 

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?