É normal o recém-nascido regurgitar?
É muito comum o recém-nascido regurgitar quando a mãe produz o leite de transição. O leite de transição é aquele que vem depois do colostro, quando acontece a apojadura, popularmente conhecida como descida do leite. Nessa fase o bebê ainda não sabe exatamente o quanto de leite o seu estômago comporta. E pode acabar mamando mais do que cabe no seu estômago. Da mesma maneira, a fisiologia da lactação ainda não está bem estabelecida. Assim, as mamas podem podem produzir mais leite do que o necessário.
Além disso o bebê ainda é imaturo e o seu sistema digestivo ainda está em desenvolvimento.
Se o seu bebê regurgita com frequência é importante que você registre o número e a característica dessas regurgitações. Dessa maneira, você vai poder conversar com o médico pediatra com mais propriedade. Com base nessas informações ele vai poder avaliar se é apenas uma fase ou se realmente é necessária investigação e/ou tratamento.
Logo após a mamada deixe seu bebê mais elevado por 10 a 15 minutos para ele arrotar e observe. Nessa posição mais elevada, se o bebê regurgitar o risco de engasgar é muito menor.
Camila é enfermeira neonatologista e fotógrafa do estúdio SiS foto e design.