No Drops da SiS de hoje eu vou falar sobre a visão do bebê. O recém-nascido enxerga?
Muitas pessoas acreditam que o recém-nascido enxerga muito pouco. Mas o recém-nascido enxerga sim, Ou seja, ainda dentro do útero ele já percebe a diferença entre luz e escuridão.
Após o nascimento eles conseguem enxergar bem a uma distância de 25 a 30cm. E nessa distância ele consegue reconhecer a mãe. Sim! Ele reconhece faces e expressões.
Assim, fique bem pertinho do seu bebê e ele vai poder te enxergar melhor e interagir com você. Essa dica é para os pais, irmãos, avós…
O melhor horário para essa interação é aquele momento no dia que o bebê está alerta mas tranquilo. Pois, nessa fase ele pode até prestar bastante atenção às expressões e, mais incrível, ele imita essas expressões. Dessa maneira, experimente mostrar a língua repetidas vezes com o bebê acordado e tranquilo e perceba ele começar a mostrar a língua dele para você. É incrível, não é?
Essa distância de 25-30cm é a distância que o rosto da mãe fica ao amamentar. É por isso que ele olha apaixonado nesses momentos. Esses momentos são importantes para a criação e estreitamento do vínculo. E não somente para as mamães. Para o pai e outros membros da família.
A medida que o tempo passa o bebê vai conseguindo enxergar cada vez melhor a distâncias cada vez maiores.
Uma outra característica interessante é que os olhos dos bebês são maiores e as pupilas também. Isso causa no adulto uma sensação de ternura, amor, cuidado. Um bebê tem um olhar extremamente cativante. É só lembrar do gatinho do Shrek.
Quem resiste àquele olhar? Essa é exatamente a mesma sensação que temos ao olhar um bebê.
Esse foi o Drop das SiS de hoje. Espero que vocês tenham gostado e a gente se vê amanhã!
Camila é enfermeira neonatologista e fotógrafa de bebês e famílias do estúdio SiS foto e design.