No Drops das SiS de hoje eu vou falar sobre fontanelas ou moleiras.
O que são as fontanelas? Elas são os espaços que se formam entre os ossos na cabeça do bebê recém-nascido. Eu já falei sobre a cabeça do bebê em outro Drop. Então, os ossos da cabeça deixam algumas lacunas e essas lacunas são as fontanelas ou moleiras. E o bebê tem mais de uma.
A mais conhecida e também a maior moleira é a anterior que fica bem no topo da cabeça. Ela tem uma forma de losango. E, a medida que o bebê cresce, os ossos vão crescendo e a moleira vai diminuindo. Assim, ela começa a se fechar por volta do nono mês de vida do bebê. E normalmente ela se fecha completamente em torno dos dois anos. Porém, esses tempos são aproximados, pois é relativamente comum esse período variar um pouco. Não se espante se no seu bebê começar mais cedo ou terminar de fechar mais tarde.
O que é ¨normal¨ nas fontalelas?
– Ela pulsar é completamente normal. E, quando o bebê chora muito essa pulsação é mais evidente e, por isso, conseguimos perceber com mais facilidade.
O que não é ¨normal¨ nas fontalelas?
– Ela estar muito abaulada;
– ela estar muito deprimida.
Assim, no caso de qualquer um desses dois sinais acima é importante consultar um médico pediatra.
Outra coisa importante de mencionar é que apesar do cérebro do bebê estar bem próximo da superfície não existe priblema nenhum em passar a mão na cabeça do bebê. O que não pode é apertar a região da moleira.
Esse foi o Drop de hoje e até amanhã.
Gabi é enfermeira neonatologista e fotógrafa de recém-nascidos e famílias do estúdio SiS foto e design.