No drop das SiS de hoje eu vou falar sobre umbigo.

Tem muita mãe, grávida, fotógrafos de recém-nascidos que tem aflição do umbigo do recém-nascido. Mas, vou contar um segredo, não precisa ter aflição e não precisa ter medo!

O umbigo, ou coto umbilical, não tem terminações nervosas, assim o bebê não sente nada.

Quando o bebê estava na barriga da mãe, ele estava grudado na mãe pelo cordão umbilical. Assim, pelo cordão umbilical, ele recebia da mãe tudo o que ele precisava de nutrientes e oxigênio e devolvia para a mãe as toxinas e o gás carbônico que ele liberava.

Quando o bebê nasce, essa ligação é interrompida. Ou seja, o bebê nasce, o cordão é clampeado, são colocadas duas pinças para “fechar” o cordão e fazem o corte desse cordão. Logo após colocam o clamp, uma espécie de presilha, para que o sangue que tem no bebê não saia pelo cordão umbilical. Pois esse cordão está diretamente ligado a corrente sanguínea do bebê.

Como o bebê nasceu, vai ser amamentado pela mãe e também respira sozinho, além disso elimina as toxinas pelo xixi e pelo cocô. Dessa maneira, o coto umbilical perde a função.

A partir daí o que sobrou do cordão umbilical precisa secar para cair. Para isso, utilizamos um cotonete e o álcool 70% para realizar o curativo do coto umbilical. Esse curativo precisa ser realizado pelo menos uma vez ao dia. Ou, em todas as trocas de fralda, pois quanto mais vezes se realiza o curativo, mais rápido o coto umbilical seca. E, consequentemente mais rápido ele cai.

Camila é fotógrafa de famílias e recém-nascidos e enfermeira neonatal e pediátrica.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?