No drop das SiS de hoje vamos falar sobre uma coisa muito legal! As 1ª e 2ª semanas de gestação, ou seja, do desenvolvimento embrionário.

Acontece a fecundação, quando o espermatozóide entra no óvulo e a mulher fica grávida! Mágico isso não é? Mas, ela ainda não sabe que está grávida.

A fecundação acontece na tuba uterina, ou trompa uterina. Ou seja, o óvulo já saiu do ovário e está lá na trompa uterina, se encontra com espermatozóide e o embrião já começa a se desenvolver e a migrar para o útero.

Nessa fase, a mulher não consegue saber que está grávida, pois nenhum exame consegue detectar a gravidez nessa primeira etapa. E apesar de ser uma época em que a mulher ainda não sabe que está grávida, é uma fase de intenso desenvolvimento celular. O embrião está se multiplicando muito rapidamente. Isso acontece tanto na 1ª como na 2ª semanas de gestação.

Na 2ª semana, o embrião se implanta no útero. E, quando acontece essa implantação, começa a produção de um hormônio, que é a gonadotrofina coriônica humana, o famoso HCG que detecta a gravidez. Durante a implantação, pode ocorrer um sangramento e a mulher pode confundir com a menstruação. Assim, ela nem desconfia que está grávida e podem acontecer confusões para estimativa de datas.

Por já produzir o hormônio HCG, a gravidez já pode ser diagnosticada na 2ª semana de gestação. Tanto pela urina como pelo exame de sangue.

Acompanhem os drops que falaremos das semanas seguintes de gestação.

Camila e Gabi são enfermeiras e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?