Vínculo mãe e bebê – Drops das SIS #91/365
No drop da SiS de hoje, vou falar sobre o vínculo mãe e bebê.
Esse vínculo é tão importante, tão definitivo, que quando falamos sobre a mãe e o bebê no hospital, na área da saúde, chamamos de binômio. Ou seja, quase como se fossem uma coisa só, mãe e bebê. Aliás, eles foram uma coisa só durante toda a gestação. E, o que é a maternidade?
Maternidade é a transição do indivíduo mulher, para o indivíduo mãe. A partir do momento do nascimento do bebê, apesar do amor já existir antes, dos dois corpos estarem ligados, vem o instinto materno, o instinto de proteção. Algumas vezes surge até algum ciúme que a mãe nem estava esperando que sentisse. Porém, o nascimento desperta na mulher coisas que antes ela não sentia.
O bebê tem necessidade de estar próximo da mãe. Apesar do umbigo já ter sido cortado, os dois funcionam como se ainda fossem um indivíduo 24 horas por dia.
Assim, quanto mais a mãe amamenta e o bebê está no colo dela, mais o bebê se sente acolhido, tranquilo. E qualquer desconforto que o bebê sinta, ele irá chorar querendo o colo da mãe.
Não estou deixando os pais de lado aqui, mas hoje o assunto do vídeo, é o vínculo mãe e bebê. Já falamos sobre os pais e vamos continuar falando. Afinal, eles têm um papel essencial na família.
O bebê conhece a mãe pelo cheiro, pela voz, gosta de sentir o calor do corpo da mãe. Mas, ao sentir qualquer incômodo, deseja ir para o colo, mamar, para sentir aquele desconforto passar. Pois é muito confortável para o bebê estar junto da mãe, apesar dele não estar mais dentro do útero, quer estar em contato.
A amamentação exclusiva sem dúvida nenhuma, fortalece ainda mais esse vínculo. Pois a mãe e o bebê passam a maior parte das horas juntos, e quanto mais juntos estiverem, maior será esse vínculo.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascido do estúdio SiS foto e design.