Muita gente não sabe, e nós não sabíamos até pouco tempo atrás, que a primeira consulta com o pediatra deve ser feita ainda na gestação. Quando a mãe ainda está grávida, com 34 semanas de gestação, aproximadamente de 34 em diante. Esse é o tempo ideal.
Por que isso?
Porque é muito importante que a mãe conheça o pediatra, o médico que vai cuidar do bebê dela. Nessa consulta, esse médico já pode dar algumas orientações que podem ser essenciais logo depois que o bebê nascer. Como dicas sobre amamentação, sobre os primeiros cuidados, coisas que podem acontecer nesses primeiros dias de vida do bebê. Então é muito legal que essa consulta aconteça nesse período.
Mas e depois que o bebê nasceu? Quanto tempo depois, devo fazer a consulta?
O bebê pode ter de 5 a 10 dias de vida, mas o ideal é que não passe mais de uma semana depois que saiu da maternidade. Porque nesse período, mesmo que seja curto, muita coisa pode ter acontecido. O médico precisa avaliar principalmente ganho de peso, depois vamos falar em outros drops tudo o que o médico avalia na primeira consulta e como é feita essa primeira consulta. Mas, o que queremos deixar bem claro para vocês é que o bebê precisa passar pela primeira consulta com o pediatra entre 7 e 10 dias de vida.
Uma dica muito importante: anotem todas as dúvidas que vocês tiverem. Por mais insignificantes que elas pareçam, podem ser muito importantes. Portanto, anotem tudo e perguntem para o médico. Esse também é um dos motivos da importância de você conhecer e já ter esse relacionamento com o pediatra. Um relacionamento aberto para poder tirar todas as dúvidas, afinal, se ficamos com dúvidas tudo fica muito confuso.
E se possível, é muito interessante que o pai esteja presente também nessa consulta. Como são tantas informações, duas pessoas absorvem melhor, facilitando o entendimento.
Se o bebê tiver uma outra cuidadora que não seja nem o pai e nem a mãe, é interessante estar nesta consulta também.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.