No drop da SIS de hoje, vou falar sobre posições para amamentar o bebê.
Sempre existe aquela dúvida, como colocar o bebê para amamentar? Hoje vou falar especificamente da posição que o bebê pode ficar em relação a mãe.
Vou começar com uma dica: toda vez que você for amamentar o bebê, sente-se confortavelmente. Escolha uma poltrona ou uma cadeira, um sofá, um lugar confortável. Respire fundo e relaxe, solte a musculatura, porque sabemos que amamentar não é uma coisa muito fácil. São poucos os bebês e as mães que aprendem rapidamente a amamentação. Assim, é necessário um certo aprendizado e as vezes relaxar ajuda bastante.
Um exemplo que sempre usamos aqui no estúdio é a comparação entre dirigir a primeira vez e amamentar. Quando dirigimos a primeira vez, geralmente saímos do carro, tensas, “travadas”. Na amamentação pode ser a mesma coisa, muitas mães ficam tensas na hora da amamentação. Seja pelo medo de sentirem dor, ou do bebê não mamar direito. Então, a primeira coisa a se fazer na hora de amamentar, é relaxar, sem tensionar nenhuma musculatura.
Então, sentou, relaxou. Se preciso, use uma almofada de amamentação, uma almofada confortável, que você se adapte. Mas, pode ser sem a almofada também.
Vamos falar sobre as posições para amamentar o bebê?
Primeira posição para amamentar é aquela básica, que todos conhecem: o bebê fica no braço da mãe, virado de frente para ela, o braço dá todo apoio para a cabeça e suporte para o corpo também. Sempre relaxada.
Outra posição, já que muitas mães relatam a preferência do bebê pela mama esquerda, por exemplo, (embora seja necessário amamentar nas duas), podemos manter a mesma posição só que no peito direito, com o corpo do bebê paralelo a mama esquerda.
O bebê também pode ser amamentado sentado na almofada de frente para a mãe (dependendo da altura dela). Ou em posição de “cavalinho”, onde o bebê senta de pernas abertas na perna da mãe e mama.
Essas são as principais posições, mas existe uma outra que não é recomendada se a mãe estiver com sono, que é a deitada na cama. Ou seja, mãe deita na cama, coloca o bebê ao lado e amamenta.
Não é muito recomendado pois caso a mãe durma, pode cair em cima do bebê causando sufocamento. O ideal é que a mãe amamente nas posições citadas anteriormente.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos SiS foto e design.