Você acha que todo bebê que mama fórmula, tem cólica?
Por mais parecida que a composição da fórmula seja com a composição do leite materno, a digestão é diferente. Assim, as chances de o bebê ter cólica é muito maior.
Alguns médicos observam que os bebês que mamam fórmula, têm as fezes mais endurecidas. Isso pode ser uma das causas da cólica no bebê.
Mas, existe uma coisa que vocês precisam saber, nem todos os bebês têm cólica. Independentemente de mamarem fórmula ou mamarem o leite materno. A cólica é um fator individual de cada bebê e tem muito a ver com período de maturação do sistema digestório, do tipo de alimentação que a mãe tem, que as vezes pode dar cólica no bebê e as vezes não, então é uma relação muito individual.
O que vocês precisam saber, é que por essa composição da fórmula ser parecida com leite materno, mas de difícil digestão, a chance de o bebê ter cólica é maior do que quando ele mama somente no peito.
Camila é fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design. E enfermeira especializada em Pediatria e Neonatologia.