Não sei se vocês se lembram, mas já falamos aqui nos drops das SIS, sobre a pele do bebê recém-nascido.

Será que a pele do bebê recém-nascido prematuro é diferente?

Sim, quanto mais prematuro; imaturo for o bebê; quanto menos pronto ele for para nascer, mais fina é essa pele e a função dela de agir como barreira é mais imperfeita.

A partir de 24 semanas de idade gestacional, é que a pele começa a ficar um pouco mais espessa. Por exemplo, um bebê que nasce com 24 semanas, é quase transparente. Olhamos para o bebê e conseguimos ver todas as veias se desenhando, como se não tivesse pele.

Claro que a medida que o bebê vai amadurecendo ainda dentro da barriga, essa pele vai se tornando mais espessa.

Assim, se o bebê nascer próximo de 34 semanas, a pele já é muito mais próxima de um bebê nascido no tempo certo.

O que é incrível no recém-nascido quando ele nasce ainda prematuro, é que apesar da pele não estar pronta ainda; assim como o bebê inteiro não está pronto para nascer; o organismo do prematuro entende que ele não está mais envolto pelo líquido e sim por ar. Dessa maneira, começa a se desenvolver para que essa barreira seja uma barreira de fato. Senão ele seria muito vulnerável a lesões e possíveis infecções, até absorção de toxinas e outras coisas.

Então, por exemplo, o bebê nasceu com oito semanas prematuro, depois de duas semanas a pele do prematuro já vai estar muito próxima ao que seria da pele se tivesse nascido de termo.

Essa é uma das coisas incríveis da natureza, o organismo entende que nasceu e que precisa se desenvolver um pouco mais rápido do que ele gostaria.

Gabi é fotógrafa de recém-nascido do estúdio SiS foto e design e enfermeira especializada em Pediatria e Neonatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?