Hoje vou falar sobre conversar com o bebê mesmo sendo ainda recém-nascido.
Será que as pessoas vão achar que vocês são meio loucos de ficarem conversando com um bebê? Será que o bebê entende? Às vezes ficamos pensando esse tipo de coisa, mas hoje vou contar uma coisa para vocês: é muito importante a mãe, o pai e as pessoas mais próximas conversarem com o bebê sim. E conversarem todo o tempo que ele estiver acordado.
Afinal, isso estimula a percepção do bebê, estimula a percepção de pessoas, das vozes, começa até ter uma diferenciação. Pois alguns estudos mostram que eles reconhecem a voz do pai e a voz da mãe. Portanto, conversem com o bebê.
Alguns estudiosos também falam que conversar com os bebês, gera um grau de compreensão; claro que eles não vão entender exatamente tudo que você falar; mas algum grau de compreensão eles têm. Algumas vezes o tom, o timbre da voz, a forma como você conversa com o bebê, geram uma compreensão nele.
E, isso estimula também o desenvolvimento do cérebro e é muito importante para o bebê, quanto mais ele for estimulado, melhor.
O som e o ritmo da voz do pai e da mãe, normalmente deixam os bebês muito mais tranquilos. Alguns bebês se acalmam só do pai ou da mãe ou de alguma pessoa muito próxima, conversar com ele. Então, é importantíssimo ter essa comunicação com o bebê e também é essencial para que ele comece a se acostumar com a linguagem, pois é a forma pelo qual nos comunicamos e em breve, ele começará se comunicar também pela linguagem oral.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.