Você acaba de descobrir que está grávida. E aí, preciso marcar minha primeira consulta de pré-natal já ou eu posso esperar algumas semanas ou meses para marcar essa consulta?

O nascimento de um bebê saudável está muito relacionado com um pré-natal bem feito, um acompanhamento feito durante toda a gestação.

Então, assim que você tiver a suspeita de gravidez ou gravidez confirmada pelo teste de urina; que normalmente é feito em casa; essa é a hora de marcar a primeira consulta de pré-natal com o obstetra.

Alguns médicos irão conseguir te encaixar imediatamente na mesma semana e você vai poder ir nessa primeira consulta logo. Outros têm a agenda um pouco mais cheia, não tendo tanta disponibilidade, e marcarão a consulta, dali algumas semanas. Mas independentemente da proximidade que você irá de fato a consulta, você precisa considerar que a partir daquele momento, é como se realmente você estivesse grávida; ainda que não haja uma confirmação, o médico sempre irá pedir um exame de sangue. (leia nesse link)

E aí, você pensa o seguinte: estou grávida, tenho que me comportar como uma grávida. Ou seja, deve eliminar as bebidas alcóolicas, o fumo e o uso de remédios; a não ser aqueles com prescrição médica. Então, pode se esperar um pouco para ter sua primeira consulta de pré-natal, mas já vá tomando os cuidados como se fosse uma gravidez confirmada. Isso protegerá o seu bebê até a primeira consulta com o seu obstetra.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?