13 maio Dores na gestação… – Drops das SiS #133/365
Dores na gestação é algo totalmente inevitável.
O corpo da mulher está passando por uma transformação durante a gestação, acontecem muitas coisas. O mais importante é a gestante conseguir diferenciar o que é normal e o que não é tão normal; para poder sempre relatar para o médico.
No começo assusta bastante. Afinal, a gestante começa a sentir dores que ela nem imaginava sentir, e por que ela sente essas dores?
Cólicas, dores nas costas, dores no “pé” da barriga. Isso tudo é relativamente comum, principalmente no início da gestação. Ou seja, até a 10ª semana, a alteração hormonal é o causador e o útero também está em expansão. Ele se preparou para receber o bebê, o embrião se implanta e começa a se desenvolver. Assim, o útero que é um músculo, começa a se expandir, mudar para poder acomodar o bebê ali dentro. E isso pode sim, causar dores na gestante, principalmente essas dores de cólica, nas costas e no “pé” da barriga.
A alteração do HCG (já falamos desse hormônio em um outro post), que é um hormônio que faz detectar a gestação, quando alterado é o que causa o aumento do útero. Ou seja, quando aumenta o HGC, aumenta o útero, aumenta o desconforto, aumenta a dor.
Existe a fase de deslocamento dos órgãos do corpo da grávida
Depois dessa fase, que o útero está se modificando e tem esse aumento hormonal, existe uma fase que os órgãos do corpo da mulher vão se deslocando para se acomodar dentro do corpo. Assim, intestino, estômago, fígado e até o coração, se deslocam dentro do corpo para se acomodarem para ficar confortável para o bebê crescer confortavelmente.
Muito importante também, que as dores na gestação são passageiras. Dessa maneira, não são dores contínuas e elas mudam um pouco em cada fase da gestação que a mãe está. Podem ir e vir conforme o crescimento do bebê, então, é sempre muito importante observar seu corpo e tentar entender o que está acontecendo.
Relatar para o seu médico qualquer dor que você sinta: é importante também saber diferenciar se é uma dor muito incômoda ou apenas um desconforto.
Camila é enfermeira e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
No Comments