Bebê com dificuldade de respirar. Como identificar?

No post de hoje, vou falar sobre bebê com dificuldade de respirar.

O que consideramos dificuldade de respiração?

Já abordamos em um outro post, postado recentemente, que é normal o bebê respirar mais vezes por minuto do que as crianças mais velhas e os adultos. (Veja aqui)

Mas o que chama a atenção, o que pode parecer estranho e o que pode parecer que não está normal?

Quais são esses sinais de alerta de que tem alguma coisa errada com a respiração do seu bebê?

Primeiro, batimento de asa de nariz.

Quando o bebê respira, o nariz dele não deve mudar de forma. Quando ele mexe as partes laterais do nariz para respirar, isso significa que ele está com alguma dificuldade. Então observem bem as laterais do nariz. Se começar a abrir cada vez que o bebê respira, isso é um indicativo de que o bebê está com dificuldades na respiração.

Segunda sinal de alerta, são os gemidos.

É até comum o bebê fazer alguns barulhinhos ao respirar, mas se ele gemer na inspiração ou expiração; e for algo constante, também é um indicativo de que ele está com alguma dificuldade para respirar.

Além disso, é comum e normal o bebê ter pausas respiratórias.

De até 5, 6 segundos, mas se ele tiver o que chamamos de apnéia, (pausa respiratória de mais de 20 segundos) ou ficar com coloração arroxeada na boca, não é normal. É preciso buscar uma explicação para esse sintoma.

Outra coisa também, é a respiração difícil.

Você começa a olhar para o seu bebê, e percebe que ele afunda muito a região da garganta. Ou quando você começa a ver as costelas do bebê quando ele respira, também é sinal de dificuldade respiratória.

Porém muitas mães acabam escutando que pronto socorro não é lugar de recém-nascido, que não é lugar de bebês mais novos, porque lá ele pode entrar em contato com outras crianças doentes. Mas é importante saber a hora de ir até o PS, e a dificuldade respiratória, é uma delas.

Lembre-se que quando o seu bebê é muito novinho, ele tem prioridade no atendimento. Assim, se for bem de cada ida ao pronto socorro, ela é maravilhosa, pode salvar vidas.

Gabi é é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?