Já falamos em outros posts que o bebê recém-nascido, é um ser que está em desenvolvimento ainda. Ou seja, ele não está cem por cento pronto.
Quando falamos de termorregulação, é também algo que está se adaptando no bebê. Ou seja, se ele é exposto a extremos de frio, ele ficará com a temperatura mais baixa (isso é só a revisão de outro post, pessoal!). E se ele está com uma temperatura muito alta; muito agasalhado para o clima, ele ficará com uma temperatura um pouco mais alta.
Se você percebe que o bebê está um pouco frio; mais do que o normal, primeira coisa a ser feita, é verificar qual a temperatura do bebê com um termômetro axilar. Pelo menos por 3 minutos embaixo do braço.
Se a temperatura estiver abaixo de 36°, a primeira providência a ser tomada, é aquecer o bebê. Ou ligar um aquecedor de ambiente, ou colocar um cobertor nele, ou mais uma camada de roupa para agasalhá-lo um pouco mais. Assim espera-se mais ou menos, uns 30 a 40 minutos, para verificar novamente a temperatura do bebê.
Se a temperatura passou de 36,5° e o bebê está bem, mamando, chorando normalmente, ativo, corado, está tudo bem!
Ele passou um pouco de frio, mas já está recuperado. Mas se 30 ou 40 minutos depois, o bebê continua com a temperatura abaixo de 36°, é muito importante conversar com o seu pediatra. E se você não conseguir efetuar contato naquele momento, leve o bebê ao pronto-socorro.
Já falamos em outro drop, que algumas pessoas falam para as mães, que pronto-socorro não é lugar de recém-nascido, ou de bebês. Porém, em alguns casos é imprescindível a ida ao PS, e esse é um deles.
Mediu a temperatura, está abaixo de 36°, agasalhou o bebê, colocou um aquecedor, e 45 minutos depois esse quadro não mudou, pode ser um sinal de alguma coisa mais grave. Então, é importante leva-lo ao PS.
Gabi é é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.
Diretoras da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: