Gripe ? – Drops das SiS #144/365

Acho que todos já tiveram gripe ou já cuidaram de alguém que teve gripe. É uma infecção das vias aéreas pelo vírus Influenza. O vírus Influenza, é um vírus extremamente mutante, mas todas as gripes estão associadas a infecção por esse tipo de vírus que tem várias divisões, sendo diferentes uns dos outros.

Ela é uma infecção extremamente contagiosa e é muito prevalente na época de inverno. Os ambientes estão mais fechados e as pessoas estão mais em contato umas com as outra.

Quais os sintomas da gripe?

Febre muito alta, dor de garganta, prostração, diferente de um resfriado comum onde normalmente os sintomas estão mais altos, como a obstrução nasal, mas não é algo que “derruba”, já a gripe, derruba a pessoa independentemente da idade.

O diagnóstico é basicamente clínico, então, o médico irá auscultar o indivíduo e pelos sintomas fará o diagnóstico.

Uma complicação que não é tão rara em decorrência da gripe, é a pneumonia. Assim, se o médico achar que vale naquele momento; ou de acordo com algum sintoma que o indivíduo está apresentando ou por conta de alguma coisa que ele auscultou no pulmão; pedirá um raio X para ver se existe ou não a presença de pneumonia associada.

O tratamento da gripe, é basicamente voltado para os sintomas dela.

Então, se você está com febre o médico irá te prescrever um antitérmico. Se está muito prostrado, ele irá recomendar repouso, descanso, muita hidratação, alimentação quando a pessoa começar a tolerar.

E, se for pneumonia, pode entrar com algum outro tipo de tratamento. Alguns medicamentos podem ser indicados de acordo com faixa etária ou com a gravidade do quadro.

Para prevenção da gripe, o recomendado é higiene das mãos(veja aqui e aqui), vacina (que já falamos em outro post), e aquele cuidado básico de higiene: vou comer, faço higiene das mãos, se estou doente, não saio de casa para não transmitir o vírus para outras pessoas.

Se sou fotógrafo de recém-nascido, não fotografo.

A gripe no recém-nascido, tem potencial para ser extremamente grave, diferente de um adulto ou criança mais velha.

Seja consciente! Se você está gripado, não é o momento para trabalhar e colocar em risco a saúde de outras pessoas, principalmente de recém-nascidos.

Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?