Já falamos em um outro post, sobre a gripe de uma maneira geral. Qual é o tipo de vírus, complicações, modo de transmissão e prevenção.
E quais são as diferenças para o bebê recém-nascido? Por que devemos nos preocupar mais ainda com o bebê recém-nascido?
O sistema imunológico do bebê recém-nascido, ainda está em desenvolvimento. Ou seja, não está pronto. Assim o recém-nascido, tem mais chances de pegar gripe quando entra em contato com alguém que esteja com a doença do que outros indivíduos que já tenham a imunidade completa.
Além disso, como o sistema respiratório do bebê está em desenvolvimento, o risco dessa gripe ser mais grave no recém-nascido, é muito maior. Então, os riscos de complicações, como pneumonia e inflamações no ouvido, são maiores para o bebê recém-nascido do que em outras faixas etárias.
O que fazer para prevenir gripe no recém-nascido?
Em primeiro lugar, todas as pessoas que convivem com o bebê devem estar imunizadas contra a gripe. O recém-nascido não pode tomar a vacina contra gripe ainda, somente com 6 meses. Mas, todos os adultos e crianças que entram em contato com o bebê, podem, então precisam estar vacinadas.
Outra coisa, é evitar lugares de aglomeração, como shoppings, restaurantes, buffets infantis. Ou ambientes que tenham muitas pessoas e e são fechado. Pois não são ambientes ideais para o bebê recém-nascido.
Muitas pessoas entrarão em contato com ele e não sabemos quem está doente ou não. E o recém-nascido desenvolve a doença mais facilmente do que em outras fases, pois seu sistema imunológico está ainda em formação.
Portanto, muito cuidado com a gripe no recém-nascido, ela pode ser grave e pode ser bem difícil para o bebê se recuperar.
Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.
Diretora da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: