Hoje vou falar sobre a infecção pelo Zika vírus na gestação.
Esse é um tema que nos últimos anos tem sido uma grande preocupação das pessoas que querem engravidar ou que estão grávidas.
A doença é causada por um vírus que se chama Zika. E esse vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya. Dessa maneira, o vírus acaba entrando em contato com o bebê, durante a gestação. Assim, esse contato pode causar no bebê, malformações neurológicas e dentre elas, a microcefalia. Que é um transtorno bem sério tanto para o bebê, quanto para a família.
O mecanismo com o qual o vírus atinge o bebê, não está muito bem definido ainda. Assim, está sendo estudado cada vez mais justamente pelo grande número de bebês que estão sendo acometidos.
Está grávida, ou querendo engravidar. O que fazer para prevenir?
Para as mulheres que moram em regiões onde tem surtos de Zika vírus, o ideal e o que tem sido recomendado, é adiar os planos de gravidez, de tão sério que é esse problema.
Porém, para as mulheres que já estão gravidas, o ideal é que elas usem principalmente nas épocas de calor; que o mosquito se prolifera rapidamente; roupas compridas e repelentes. Isso é extremamente importante para minimizar os riscos de serem picadas pelo mosquito.
Quais são os sintomas de infecção pelo Zika vírus?
Coceira, manchas avermelhadas pelo corpo e febre. Então, se você estiver grávida e tiver qualquer um desses sintomas, é muito importante que entre em contato com o serviço de saúde. Assim, você realizará um teste para saber se é exatamente essa doença ou não. E, se por um acaso for, a sua gestação será acompanhada mais de perto e o desenvolvimento do bebê também.
Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.