Introdução alimentar, meu bebê está pronto? – SiS foto e design – SP

No post de hoje, vou falar sobre os sinais que dizem que o bebê está pronto para a introdução alimentar.

Até um tempo atrás, o ministério da saúde indicava que o bebê a partir do 4º mês, poderia começar essa introdução alimentar. Mas hoje a amamentação exclusiva, ou seja, o leite materno exclusivo, é recomendado até o 6º mês de vida. Mas quais são os sinais de desenvolvimento do bebê, que dizem que ele está pronto para começar essa introdução alimentar?

O primeiro sinal é o bebê sentar sozinho. Dificilmente você irá começar a introduzir algum alimento pastoso e sólido, com o bebê deitado. Então, ele precisará já estar desenvolvido a ponto de se sentar sozinho. Isso acontece por volta do 5º até o 7º mês.

Além disso, ele estará pronto quando o reflexo de propulsão da língua diminuir. Quando alguma substância estranha vai para a língua do bebê, como mecanismo de defesa contra engasgos, a tendência é o bebê colocar esse alimento, essa substância para fora e não para dentro. A partir do 4º até o 6º mês, mais ou menos, esse reflexo diminui bastante. A partir desse período, significa que ele já está mais pronto para aceitar outras substâncias ali na língua e engoli-la.

Além disso também, o bebê precisa desenvolver o mecanismo na boca, que faça ele saber pegar o que está na ponta e colocá-lo no fundo da boca. Isso demora um pouco, e é em torno do 5º até o 6º mês de vida.

Outra coisa, são os dentes, que começam a aparecer na boca do bebê, geralmente a partir do 5º mês de vida.

Todos esses sinais, significam que o bebê já está pronto para sua introdução alimentar.

Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?