img-2

16ª semana de gestação ?- Drops das SiS #167/365

 

No post de hoje, vamos falar sobre a 16ª semana de gestação.

Chegamos ao 4º mês, e é por isso que a gestação está mais óbvia. Quatro meses e a barriguinha já está exposta ao mundo! Mesmo se for a primeira gestação, já começa a aparecer.

Nessa fase o volume sanguíneo da mulher começa a aumentar.

Afinal, ela precisa dar conta de muitas coisas, da sua própria digestão e da do bebê. Do seu próprio cérebro e do cérebro do bebê. Assim, aumenta o volume de sangue para poder dar conta de tudo isso.

Outra coisa que acontece também, é a alteração do muco vaginal. E que alteração é essa?

A gestante pode ter um aumento dessa secreção. O volume pode aumentar e isso pode causar um certo desconforto para a mulher. Assim, é importante que ela converse com seu médico se isso acontecer, porque pode ser realmente um desconforto.

Nessa fase também, os seios da gestante estão bem maiores e os mamilos estão muito sensíveis. E uma curiosidade, é que algumas mulheres a partir do 4º mês de gestação podem começar a produzir o colostro.

Outra coisa que acontece com a grávida, é que o olfato dela está super aguçado, então, ela sente mais os cheiros, e as vezes alguns podem até fazer mal para ela. Ela já passou do período do enjoo, mas pode ser que nessa fase ela ainda sinta um pouco.

O bebê está crescendo.

Ele já tem por volta de 80 gr. e tem entre 11 e 12 cm.

As pernas nessa fase já são mais longas que os braços. Como já falado na 15ª semana, os ossos estão se endurecendo, portanto, a mãe já começa a sentir os movimentos do bebê.

E na 16ª semana é a mesma coisa, mas não se desespere se você ainda não sentiu o seu bebê mexer, pois tem muita gestante que só sente a partir da 20ª semana e é super normal.

Uma outra característica, é que as sobrancelhas do bebê começam a se formar e junto com a sobrancelha, a musculatura da face está um pouco mais forte, e o bebê começa a fazer caretas.

A vagina e o ânus das meninas, já são cavidades. Ou seja, já estão formadinhos e nessa fase os bebês já começam a produzir mecônio.

E o que é mecônio? É o primeiro cocô do bebê, já falamos dele em um outro post (veja aqui) com muito mais informações sobre.

Camila e Gabi são fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?