Prematuros tardios – Drops das SiS #169/365

No post de hoje vou falar sobre os prematuros tardios.

Quem são esses prematuros tardios?

São aqueles prematuros que quase não são prematuros mais. São os bebês que nascem entre 34 semanas de idade gestacional até 37 semanas incompletas. Ou seja, 36 semanas e 6 dias. Nesse período de 3 semanas se o bebê nascer, é considerado um prematuro tardio.

Esse bebê reune uma série de características, então, quais são elas?

Primeiro, na maioria das vezes, o bebê que nasce a partir de 34 semanas, já consegue coordenar a sucção com a respiração e a deglutição. E isso é um marco para o bebê, pois a partir da 34ª semana, já irá conseguir mamar sozinho, sem o auxílio de uma sonda. Ele consegue respirar, sugar e deglutir, coordenar essas três coisas ao mesmo tempo.

Outra característica é que é muito mais comum um prematuro tardio precisar de algum cuidado de UTI, do que um bebê que nasceu de termo. Ou seja, que nasceu com mais de 37 semanas.

Quais são as características dos prematuros tardios que fazem ele ter esse maior risco?

Primeiro, ele tem mais risco de apresentar hipoglicemia, que é o açúcar baixo no sangue.

Além disso, ele tem mais risco de apresentar icterícia e ter uma certa dificuldade na amamentação também. Porém, isso não significa que ele não irá conseguir, mas as chances desse processo ser um pouco mais desafiador, é um pouco maior.

Outra coisa também, é que o bebê nasce um pouco menor pois o tempo dele na barriga foi menor que o esperado, então, ele nascerá menor.

Somando todos esses riscos a mais, existe uma chance maior desse bebê passar alguns dias na UTI. Isso significa que ele é um bebê de muito risco? Não, por ele ter mais do que 34 semanas, ele não é um prematuro extremo, que ficam mais tempo na UTI.

E aí, você pode estar se perguntando, será que esse bebê pode fazer o ensaio de recém-nascido?

Ele pode, depois que tiver alta pode fazer o ensaio da mesma maneira. Pois se já teve alta, significa que não precisa mais de cuidados intensivos.

Ele pode fazer o ensaio tranquilamente, mesmo sendo um bebê menorzinho. Afinal, os cuidados que teremos com esse bebê, são os mesmos que teremos com um bebê de termo.

Ou seja, muitos cuidados, que é o que já temos no nosso estúdio quando fotografamos um bebezinho.

Gabi é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.

 

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?