No post de hoje vou falar sobre o sono e cansaço na gestação.
Quem já ficou grávida ou está grávida, conta para a gente, dá um cansaço, não dá?
E por que isso acontece?
A gravidez sobrecarrega o corpo. Enão, por isso que as gestantes logo no início da gravidez, sempre dizem que estão com uma sensação constante de exaustão. Afinal, o corpo está se sentindo exausto mesmo, principalmente nesse primeiro trimestre, que são os primeiros três meses. Nesse período acontece a produção da placenta, e essa fase termina somente no fim do primeiro trimestre, e isso é exaustivo para o corpo.
Além disso, existem muitos hormônios oscilando dentro da mãe, pois ela precisa de hormônios; então, eles se alteram, já falamos do hormônio HCG, que detecta a gravidez. Tem também o hormônio que produz leite, está tudo se modificando na mulher.
O metabolismo dela também está mudando porque o corpo dela começa a se adaptar a essa nova fase de vida; que é a fase da gestação, então, tudo isso causa um cansaço físico grande.
Além disso também, as taxas de açúcar do sangue e a pressão arterial da gestante, tendem a cair. Dessa maneira, toda vez que a pressão cair ou ficar muito tempo sem comer, e o açúcar baixar, tudo isso contribuíra para a sensação de cansaço e sono também.
Normalmente, no segundo trimestre, a partir da segunda metade, isso melhora.
A gestante tem um pico de energia nessa fase, que a aumenta muito, então, dessa fase até a 28ª semana, mais ou menos, é a fase que a gestante precisa aproveitar para curtir a gestação e também para cuidar de todos os preparativos para chegada do seu bebê. Sabe por que?
Por que na 28ª semana o nível de energia vai despencar de novo. Então, aproveita esse pico de energia que você teve no segundo trimestre de gestação; que é onde você terá vontade de fazer muitas coisas e curtirá bastante essa fase esperando seu bebê.
Camila é fotógrafa do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.