No post de hoje, vamos falar sobre a equipe que compõe a UTI neonatal. Já fizemos parte dessa equipe por muitos anos, por isso temos um carinho muito especial por todos esses profissionais que falaremos aqui.
A equipe dentro da UTI neonatal, é uma equipe multidisciplinar, então, são vários profissionais com várias funções; e cada um trabalha na sua função para garantir o bem-estar do bebê e garantir que ele tenha alta o mais rápido possível.
A grande maioria dos bebês que estão na UTI neonatal são prematuros, não somente, mas mais de 50%, são. Portanto, o objetivo de toda essa equipe multidisciplinar é ajudar o bebê a fazer aquele amadurecimento dos sistemas dele, para poder ir embora para casa com a família.
Portanto, o objetivo da equipe como um todo, é dar um cuidado integral para o recém-nascidos de risco, e esta, é composta por vários profissionais e vamos falar deles aqui, e depois faremos um drop para falar de cada um deles e suas funções. Aqui daremos um geral daqueles que trabalham na UTI.
Então, quem são esses profissionais?
Primeiro, o médico pediatra neonatologista.
O pediatra neonatal fez medicina, então, ele é formado em medicina. E depois, passou pela residência em pediatria. E depois, continuou a residência dele em neonatologia. O médico neonatologista atua normalmente em salas de parto recebendo os bebês que acabaram de nascer. E na UTI neonatal com os bebês de risco.
Existe também a equipe de enfermagem, e quem faz parte dessa equipe?
O enfermeiro neonatal (como nós) e também outros profissionais que compõem a equipe de enfermagem, que são os técnicos e os auxiliares de enfermagem.
Tem também o fisioterapeuta.
Que são bem importantes, pois atuam na parte respiratória. Ou seja, naqueles bebês que precisam ventilação mecânica. E quem controla tudo isso são os fisioterapeutas, além de ajudar no desenvolvimento motor dos bebês.
Tem o psicólogo também.
Que não irá trabalhar diretamente com o bebê. Mas sempre dizemos que a UTI neonatal, apesar de ser um lugar delicioso de se trabalhar, um lugar de vida; para a mãe aquele é um ambiente de muitas emoções, com muitos altos e baixos. O bebê pode melhorar e piorar diversas vezes, até melhorar de vez e ir para a casa. Então, a mãe e a família precisam de um suporte psicológico, por isso temos o psicólogo na equipe. Existem até mesmo um grupo de mães de UTI, livros de mães relatando a vivência delas dentro da UTI e essas mães precisam de ajuda, pois é muito difícil passar por essa fase toda sozinha.
Outro profissional que tem também dentro da UTI neonatal, é o fonoaudiólogo. Mas como assim um fonoaudiólogo?
O fono ajuda principalmente na parte de sucção e deglutição do bebê, ele avalia se o bebê está pronto ou não para a amamentação. Entre outras coisas, esse é o papel principal do fono dentro da UTI neonatal.
O nutricionista.
Que também está presente, ajudará em toda nutrição do bebê. Desde a nutrição quando ela ainda é via endovenosa, por veia, até a nutrição via enteral, via sonda, e depois a amamentação.
Tem também o farmacêutico.
Que não irá prescrever medicações, isso quem faz é o médico, mas ajudará no cálculo de doses, que na neonatologia é bem difícil e ajudará também no caso de interação de medicamentos.
Então, a equipe que compõe a UTI neonatal é cheia de profissionais para cuidar de um único ser que está ali e precisa se recuperar, amadurecer e ir embora para casa ficar com a sua família.
Camila e Gabi são fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.