No post de hoje vou falar sobre o que não pode faltar no quarto do bebê.

Primeiramente, o quarto precisa ser um ambiente seguro, e além disso precisa ser aconchegante e principalmente funcional.

Não adianta querer um quarto todo cheio de “futrico”, se para você conseguir pegar uma roupa é a maior dificuldade. Assim, você pode estar com o bebê no colo, precisa pegar uma roupa no armário e fica impossível. Não dá, o quarto precisa ser fácil, prático e funcional.

O quarto também precisa ser um local agradável para você mãe, e para você pai. Agradável e confortável, por que? Por que vocês passarão bastante tempo ali; de noite quando o bebê chorar, quando a mãe for amamentar. Portanto, precisa ser um ambiente não só agradável para o bebê, mas também para os pais e aqueles que cuidarão dele.

É importante que o ambiente seja arejado e calmo, pois o bebê precisa dessa renovação de ar. Afinal ar parado, ambiente todo fechado, não é bom para a saúdo do bebê. Dessa maneira, o ideal é que seja um ambiente arejado e não muito úmido.

Uma dica, é programar-se para fazer a escolha dos móveis do quarto, pois existe um prazo de entrega dos marceneiros, das lojas; então, se você faz esse pedido muito próximo do final da gestação, pode ser que o bebê nasça e não esteja tudo pronto. Assim, tente se programar, vá fazendo cálculos para o quarto estar pronto um pouco antes do fim da gravidez. Afinal, nunca se sabe ao certo quando o bebê irá nascer, mas é legal se programar para estar com tudo pronto até a 35ª semana, assim, quando o bebê chegar da maternidade, estará tudo certo para recebe-lo.

Enfim, o que não pode faltar no quarto do bebê?

Primeira coisa é o berço, que precisa seguir o padrão de segurança do INMETRO. Pois existem as distâncias certas que as grades precisam ter, a altura correta que o berço pode ter, existe todo um padrão de segurança, portanto é importante que você o siga.

O colchão que vai no berço, precisa ser um colchão firme; já falamos sobre morte súbita do lactente em outro post (veja aqui), então, é importante você ter esse colchão mais firme, pois é um dos passos para a prevenção da morte súbita.

Ter moisés, cestos ou algumas coisas assim, são opcionais. Mas é uma boa opção pois é de fácil movimentação. Assim, com um cestinho ou um Moisés, você poderá colocar o bebê para dormir e levá-lo para todos os lugares se necessário.

Precisará também de uma cômoda e um trocador que tenha uma altura confortável para você e para quem também cuidará do bebê, na hora de trocá-lo.

Um móvel que também é opcional, é a cadeira ou poltrona de amamentação. E por que é opcional?

Algumas mães já nos falaram que compraram a poltrona de amamentação e acabaram amamentando em outro local que não no quarto do bebê. Então, vai da sua escolha, mas é legal ter uma poltrona pois elas são geralmente bem confortáveis para a amamentação.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Diretora da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Gestante

Ensaio Infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?