No post de hoje, vou falar sobre o papel do enfermeiro dentro da UTI neonatal.
Hoje em dia, por lei, a cada 8 leitos de UTI neonatal, é necessário a presença de no mínimo um enfermeiro.
Esse é o padrão por plantão. Se existem 8 leitos, um enfermeiro, se 16 leitos, no mínimo 2 enfermeiros ali de plantão o tempo todo.
São vários os papéis do enfermeiro, um deles, é coordenar a equipe de enfermagem.
E quem faz parte dessa equipe? Os técnicos e os auxiliares de enfermagem.
Além disso, o planejamento do cuidado com o recém-nascido é função do enfermeiro. Assim enfermeiro, vai prescrever cuidados para esse bebê; cuidados com a pele, com feridas, higiene, de movimentação (mudamos a posição do bebê a cada período de tempo), cuidados do sono também; pois o bebê precisa descansar, e manipulá-lo muito pode atrapalhar. Esses são alguns dos cuidados que o bebê exige e uma das funções do enfermeiro é planejá-los e zelar pelo cuidado com o bebê.
Outra coisa também, é o enfermeiro quem supervisiona o cuidado. Por exemplo, se eu prescrevi um tipo de curativo para o bebê, ou eu faço o curativo junto com o técnico ou auxiliar, ou supervisiono o procedimento.
Além disso, prestar cuidados também é função do enfermeiro, nós o fazemos também, colocamos a mão na massa. Alguns cuidados muito especializados, como por exemplo a diálise, ou então cuidado com um bebê recém-operado, são todos prestados exclusivamente por enfermeiros.
Gabi é fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.